Rei da Espanha chega a Brasília em sua 1ª viagem internacional após cirurgia

O rei Juan Carlos da Espanha chegou neste domingo a Brasília, primeira etapa de uma viagem ao Brasil e Chile, com a qual retoma a atividade no exterior após passar por uma cirurgia no quadril. A embaixadora Maria de Lujan Caputo Winkler, chefe de cerimonial do Itamaraty, foi quem recebeu o rei no aeroporto internacional […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O rei Juan Carlos da Espanha chegou neste domingo a Brasília, primeira etapa de uma viagem ao Brasil e Chile, com a qual retoma a atividade no exterior após passar por uma cirurgia no quadril.

A embaixadora Maria de Lujan Caputo Winkler, chefe de cerimonial do Itamaraty, foi quem recebeu o rei no aeroporto internacional de Brasília, por volta das 19h locais.

As primeiras imagens de Juan Carlos na capital brasileira foram obtidas em sua chegada ao hotel onde ficará hospedado. O monarca entrou no estabelecimento com a ajuda de uma muleta e cumprimentou os integrantes da embaixada da Espanha em Brasília.

Após posar para fotos junto ao ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel García-Margallo, o rei Juan Carlos cumprimentou também alguns dos membros da delegação empresarial que já se encontravam hospedados no mesmo hotel –entre eles o presidente da petrolífera espanhola Repsol, Antonio Brufau, e o do Banco Santander, Emilio Botín.

A presidente Dilma Rousseff dará as boas-vindas ao chefe do Estado espanhol nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, onde se reunirão para falar sobre o estado das relações bilaterais, explorar as possibilidades de aumento da cooperação em diferentes âmbitos e avançar nos preparativos da Cúpula Ibero-Americana de Cádiz.

Em seguida, Dilma e Juan Carlos presidirão um encontro empresarial no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde, segundo o cronograma, estarão representadas 14 entidades espanholas: Banco Santander, Repsol, Telefônica, Iberdrola, Iberia, Isolux, Abengoa, Gas Natural Fenosa, Indra, Acciona, CAF, Talgo, Navantia e Airbus Military.

Os empresários também estarão presentes no almoço que será oferecido depois por Dilma ao rei, evento com o qual será encerrada a agenda desta primeira visita de Juan Carlos ao Brasil desde 2000. Em seguida, o chefe de Estado espanhol viajará a Santiago do Chile. EFE

Conteúdos relacionados