O governador André Puccinelli visitou na manhã desta terça-feira (3) a Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS) e autorizou a reforma do pavilhão da unidade que foi destinado a agricultores familiares, mas não está sendo utilizado devido a deficiências na estrutura.

Na reforma serão investidos R$ 290 mil para conclusão da obra. O local já possui cobertura e estrutura para acabamento de piso. As obras devem ficar prontas em um curto espaço de tempo, conforme informou a secretária de Estado Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa.

De acordo com o diretor-presidente da Ceasa, Jaime Balejo, no pavilhão que hoje está inacabado, cerca de 150 agricultores familiares serão beneficiados com a reforma. Eles são representados por associações que utilizam “pedras” (locais de comercialização de produtos) de outro pavilhão para comercializar suas frutas e hortaliças. “Esta estrutura está pronta há cerca de cinco anos e com a autorização desta reforma os agricultores terão oportunidade de comercializar seus produtos em um espaço próprio”, lembrou Jaime.

A produção dos alimentos vindos da agricultura familiar também atende a merenda escolar. Atualmente uma lei determina que no mínimo 30% da merenda consumida nas escolas estaduais, sejam fornecidas pela agricultura familiar. A secretária Tereza Cristina destaca a importância do espaço para os agricultores. “São produtos frescos, saudáveis, orgânicos e que utilizam pouco veneno. É neste pavilhão que vai começar toda esta organização”, ressalta.

Nova Central

A construção de uma nova Ceasa também foi discutida durante a reunião. Puccinelli garantiu que ao retornar de suas férias, deve se reunir com representantes do segmento para discutir sobre o assunto. A área para construção da nova central, que fica na saída para Três Lagoas, próximo a Enersul, possui cerca 40 hectares, distribuída em dois terrenos e já foi disponibilizada pela prefeitura para a construção da nova central.