Rede Feminina de Combate ao Câncer dá início a ‘Outubro Rosa’ em Campo Grande

O movimento, comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer, avalia que o Brasil deve registrar 520 mil novos casos este ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O movimento, comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer, avalia que o Brasil deve registrar 520 mil novos casos este ano

A Rede Feminina de Combate ao Câncer deu início nesta segunda-feira (1º) à campanha nacional “Outubro Rosa”, que será realizada durante todo o mês de outubro. Em sua terceira edição, a campanha tem o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os riscos do câncer.

Um stand foi montado no shopping Campo Grande para a venda de produtos com o apoio de uma equipe de voluntárias e profissionais da saúde. O stand ficará montado até amanhã (2) na praça central.

De acordo com a presidente da Rede Feminina, Rosângela Ferreira Monteiro, toda a renda adquirida com os produtos serão revertidas para a manutenção da casa de apoio e para a realização de novos projetos.

“Percorremos várias cidades do Estado e contamos com apoio de diversas pessoas inclusive de celebridades como o Fael, que já colaborou com uma de nossas campanhas.”, explica.

A associação de combate ao câncer de Campo Grande existe desde 1954, já a casa de apoio foi criada em 1996 e atende a cerca de 20 pessoas por dia.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), haverá neste ano 520 mil novos casos no Brasil, sendo 52.680 cânceres de mama e 60.180 de próstata.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo. No dia 2 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Casa de Apoio

Com sede junto ao Hospital do Câncer Prof. Dr. Alfredo Abrão, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade beneficente sem fins lucrativos. É formada por uma equipe de 40 voluntárias trabalhando em prol da prevenção e do tratamento de pacientes com câncer, que mantém a Casa de Apoio Carmem Prudente.

A Casa de Apoio atende aproximadamente 400 pacientes por mês, sendo de Mato Grosso do Sul e de Estados vizinhos, com roupas, alimentação e transporte, possuindo ambulância própria para consultas, radioterapia e quimioterapia. Prótese de mama, perucas e cestas básicas também são oferecidas.

Conteúdos relacionados