Rede de Bibiliotecas Comunitárias de Dourados será inaugurada nesta sexta-feira na Praça Antonio João
Será inaugurada oficialmente a Rede de Bibliotecas Comunitárias (RBC) de Dourados às 09h desta sexta-feira na Praça Antonio João numa iniciativa do Grupo Literário Arandu e da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz (SPEB) com apoio da Academia Douradense de Letras (ADL) e Prefeitura de Dourados. A RBC é um projeto que visa incentivar a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Será inaugurada oficialmente a Rede de Bibliotecas Comunitárias (RBC) de Dourados às 09h desta sexta-feira na Praça Antonio João numa iniciativa do Grupo Literário Arandu e da Sociedade Brasileira de Educadores pela Paz (SPEB) com apoio da Academia Douradense de Letras (ADL) e Prefeitura de Dourados.
A RBC é um projeto que visa incentivar a prática da leitura entre os douradenses ao mesmo tempo em que promove a valorização da literatura regional, conforme afirmou o presidente do Grupo Arandu, o professor Carlos Magno Mieres Amarilha.
A Rede conta com três modelos de minibiliotecas que terão capacidade para armazenar trezentos livros e revistas que já estão instalados na Praça Antonio João desde a semana passada.
O primeiro modelo é a réplica de uma cabine telefônica inglesa enquanto que o segundo é uma “namoradeira” onde as pessoas poderão pegar o livro e de forma confortável sentar no banco e ler o que achar interessante.
A minibiblioteca “translúcida” é a mais bonita, pois deixa passar a luz sobre suas paredes de vidros enquanto que os livros podem ser vistos sem ser preciso abrir as portas.
A intenção do Grupo Literário Arandu é implantar noventas destas minibibliotecas até o final do ano em praças, postos de saúde, escolas, hospitais entre outros logradouros públicos.
As minibibliotecas estão sendo financiadas pelas empresas privadas e depois doadas para o patrimônio público enquanto que a manutenção delas será feita por uma equipe do Grupo Arandu.
A implantação das minibibliotecas faz parte de uma estratégia para garantir a valorização da leitura e da produção dos escritores locais e regionais que terão seus livros expostos nas estantes. As minibibliotecas não terão cadeados e funcionarão no esquema do “livro-livre” onde as pessoas podem pegar os livros ou revistas e depois de lê-los farão a devolução no mesmo lugar sem nenhuma forma de controle ou registro.
Com este projeto o Grupo Literário Arandu e a SBEP pretendem também contribuir com a cultura de paz e colocar Dourados no cenário nacional como uma cidade que se desenvolve com respeito à cidadania, a justiça social e a valorização dos valores culturais e literários.
A direção do Grupo Arandu se inspirou numa fotografia que o empresário Mário Akatsuka postou em sua página no Facebook onde aparece telefonando numa dessas cabines “vermelhas” para fazer a réplica que está instalada na Praça Antonio João.
O Grupo Arandu também “copiou” uma iniciativa europeia que transformou uma velha cabine londrina numa biblioteca. O modelo da biblioteca translúcida foi copiado da cidade de Dresden na Alemanha enquanto que a “namoradeira” foi inspirada num modelo similar chileno.
Vão participar da solenidade o prefeito Murilo Zauith, diretores do Grupo Arandu, da SBEP e da Academia Douradense de Letras e estudantes e professores dos colégios Erasmo Braga, Objetivo e Centro Educacional Antonio Raposo Tavares (CEART-Bandeirantes).
Notícias mais lidas agora
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
Últimas Notícias
Em poucos minutos, chuva intensa provoca alagamentos em bairros de Campo Grande
Ruas e casas ficaram alagadas na Capital
Adolescente é apreendido e confessa que assassinou ex-superintendente da Cultura em Campo Grande
Segundo a polícia, o suspeito deu voltas com o comparsa e gastou o cartão de crédito da vítima em conveniências
Professores da UFMS se apresentam na Europa
Professores da Faalc se apresentaram na República Tcheca e em Portugal
Operação contra PCC e CV prendeu 10 criminosos em três cidades de MS
Suspeitos responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ou porte ilegal de arma de fogo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.