Valores falsos inseridos na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física foram descobertos cinco dias para o encerramento do prazo de entrega do documento, em abril deste ano

Três meses após a descoberta de um esquema de fraudes em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física, em Campo Grande, a Receita Federal deflagra nesta segunda-feira (30), a 2ª fase da operação Malha 12.

Os valores falsos inseridos na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física foram descobertos cinco dias para o encerramento do prazo de entrega do documento, em abril deste ano.

Durante investigação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal, foi verificado que contribuintes inseriam deduções fictícias (despesas médicas, planos de previdência privada, despesas com educação e declaração de dependentes inexistentes), para receber indevidamente depois da declaração.

A 2ª fase da operação inicia com o envio do primeiro lote de intimações aos contribuintes que não retificaram suas declarações dos exercícios 2008 a 2012, para comprovarem as deduções informadas. Após ser intimado o contribuinte perde o direito de retificar suas declarações e tem 30 dias para apresentar a documentação solicitada.

Se não comprovar as deduções pleiteadas estará sujeito à multa de até 150% além das implicações na esfera penal. Em caso de não atendimento à intimação, a multa pode ser agravada e chegar a 225%.

Quem já retificou ou vier a retificar antes do recebimento da intimação deve apresentar os documentos do que foi mantido na declaração retificadora à DRF Campo Grande para ter suas declarações liberadas e livrar-se da multa de até 225%.

O balanço das ações será divulgado em coletiva a ser realizada amanhã, no auditório da sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil, na avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, Parque dos Poderes.