A Receita Federal anulou a prova de quatro candidatos do concurso para analista tributário na Receita Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira e foi tomada após a organização do concurso apurar uma denúncia feita em um fórum de debates na internet de que uma fraude teria acontecido nas provas objetivas do concurso, que disponibilizava 700 vagas com salário de R$ 7.996,07.

Segundo a denúncia, o suposto esquema teria sido realizado por quatro pessoas, sendo que todos teriam vínculos familiares. Duas delas seriam casadas, enquanto uma terceira seria irmã do homem do casal. O quarto acusado seria primo dos irmãos. A denúncia ainda diz que os irmãos são filhos de um auditor fiscal da Receita.

A denúncia tenta comprovar a fraude apontando a coincidência na nota dos candidatos. Conforme o resultado divulgado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) – responsável pelo concurso – as notas do casal foram idênticas nas oito provas objetivas. As notas do primo e da irmã do homem do casal também foram idênticas. Além dos quatro envolvidos na fraude, mais dois candidatos também foram excluídos do concurso.