Recapeamento vai atingir principais vias de Corumbá
Um grande projeto de recapeamento asfáltico das principais vias de acesso da área central e aos bairros, vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá. A ação começou em fevereiro com a recuperação do asfalto da avenida General Rondon no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Firmo de Matos. Agora, os trabalhos estão concentrados […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um grande projeto de recapeamento asfáltico das principais vias de acesso da área central e aos bairros, vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá. A ação começou em fevereiro com a recuperação do asfalto da avenida General Rondon no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Firmo de Matos. Agora, os trabalhos estão concentrados na avenida Rio Branco. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 7 milhões, todo ele em recursos próprios, provenientes do pagamento de impostos ao Fisco Municipal.
A este Diário, o secretário Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, explicou que a ação será realizada ao longo de todo o ano. “Por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira estamos desenvolvendo o recapeamento da pavimentação asfáltica das principais linhas do Centro; ligação dos bairros e de transporte coletivo”, disse.
“Vamos durante o ano promover esse trabalho. O nosso pavimento é antigo e a ideia, com essa atividade, é dar vida útil maior e acabamento melhor ao nosso asfaltamento”, afirmou o secretário.
Todo o trabalho é feito a base de pavimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e realizado com máquinas fresadoras Bobcat. “É um serviço de fresar (cortar) o asfalto. A máquina pega parte do asfalto velho e corta. Faz um tapa-buracos inicial como preparação para cobrir toda a pista”, explicou Ametlla.
Nessa etapa do recapeamento asfáltico, os serviços aconteceram na avenida Rio Branco. O cronograma de execução prevê atingir ainda as ruas América – que é extensão da Rio Branco -; Firmo de Matos; Cuiabá; um grande trecho das ruas da área central e atingir as principais artérias de acesso aos bairros, como Teodomiro Serra, na Popular Velha; Cyríaco de Toledo, que leva ao bairro Nova Corumbá; Minas Gerais entre o Cristo Redentor e Vitória Régia e a entrada da cidade, que é a avenida Gaturama.
O concreto betuminoso
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é um tipo de massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou novas capas asfálticas. Sua utilização é imediata não aceitando estocagem da massa. É aconselhado para pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir esforços.
O CBUQ é normalmente composto por um areia; brita e ligante (Cimento Asfáltico de Petróleo). A mistura desses agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Após seu lançamento a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade pré-determinada pelo projeto em execução.
A mistura é aplicada sobre a superfície, de tal maneira que, após a compressão, produza um pavimento flexível com espessura e densidade especificada pelo projeto em execução. O concreto betuminoso poderá ser empregado como revestimento; base; regularização ou reforço do pavimento.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.