Recapeamento vai atingir principais vias de Corumbá

Um grande projeto de recapeamento asfáltico das principais vias de acesso da área central e aos bairros, vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá. A ação começou em fevereiro com a recuperação do asfalto da avenida General Rondon no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Firmo de Matos. Agora, os trabalhos estão concentrados […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um grande projeto de recapeamento asfáltico das principais vias de acesso da área central e aos bairros, vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Corumbá. A ação começou em fevereiro com a recuperação do asfalto da avenida General Rondon no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Firmo de Matos. Agora, os trabalhos estão concentrados na avenida Rio Branco. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 7 milhões, todo ele em recursos próprios, provenientes do pagamento de impostos ao Fisco Municipal.

A este Diário, o secretário Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, Ricardo Ametlla, explicou que a ação será realizada ao longo de todo o ano. “Por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira estamos desenvolvendo o recapeamento da pavimentação asfáltica das principais linhas do Centro; ligação dos bairros e de transporte coletivo”, disse.

“Vamos durante o ano promover esse trabalho. O nosso pavimento é antigo e a ideia, com essa atividade, é dar vida útil maior e acabamento melhor ao nosso asfaltamento”, afirmou o secretário.

Todo o trabalho é feito a base de pavimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e realizado com máquinas fresadoras Bobcat. “É um serviço de fresar (cortar) o asfalto. A máquina pega parte do asfalto velho e corta. Faz um tapa-buracos inicial como preparação para cobrir toda a pista”, explicou Ametlla.

Nessa etapa do recapeamento asfáltico, os serviços aconteceram na avenida Rio Branco. O cronograma de execução prevê atingir ainda as ruas América – que é extensão da Rio Branco -; Firmo de Matos; Cuiabá; um grande trecho das ruas da área central e atingir as principais artérias de acesso aos bairros, como Teodomiro Serra, na Popular Velha; Cyríaco de Toledo, que leva ao bairro Nova Corumbá; Minas Gerais entre o Cristo Redentor e Vitória Régia e a entrada da cidade, que é a avenida Gaturama.

O concreto betuminoso

O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é um tipo de massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou novas capas asfálticas. Sua utilização é imediata não aceitando estocagem da massa. É aconselhado para pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir esforços.

O CBUQ é normalmente composto por um areia; brita e ligante (Cimento Asfáltico de Petróleo). A mistura desses agregados com o ligante é realizada à quente em uma usina de asfalto e transportada até o local de sua aplicação por caminhões especialmente equipados onde é lançado por equipamento adequado chamado de vibroacabadora. Após seu lançamento a mistura é compactada por rolos compactadores até atingir a densidade pré-determinada pelo projeto em execução.

A mistura é aplicada sobre a superfície, de tal maneira que, após a compressão, produza um pavimento flexível com espessura e densidade especificada pelo projeto em execução. O concreto betuminoso poderá ser empregado como revestimento; base; regularização ou reforço do pavimento.

Conteúdos relacionados