Acontece neste sábado(24) o Campeonato Estadual de Rugby em Dourados, participarão os times Dourados Rygby, Campo Grande Rugby, Três lagoas Rugby e Corumbá Rugby.

O campeonato terá duração das nove da manha até às cinco da tarde no Douradão com entrada grátis para o público. O vencedor se classificará para o campeonato de Rugby do Centro-Oeste.

“Nós temos treinado muito pro estadual, evoluímos bastante e esperamos fazer o melhor dentro de campo, principalmente por jogarmos em casa”, conta Caio Santos que joga na posição de Primeiro Centro.

Disputado em mais de 120 países, o Rugby é extremamente popular, sobretudo em países de colonização inglesa, tais como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Porém é muito popular em diferentes países dos 5 continentes como Argentina, Uruguai, Chile, EUA, Alemanha, , Espanha, Itália, , Bélgica, Holanda, Rússia, Romênia, Japão, Coréia do Sul, China, etc.

Com um grande potencial ainda para ser descoberto no Brasil, o Rugby movimenta milhões de fãs pelo mundo todo. A Copa do Mundo de Rugby, por exemplo, é o terceiro evento esportivo do planeta, com audiência de mais de 4 bilhões de pessoas. Patrocínios, público, estádios e espetáculo dignos de comparação aos Mundiais de Futebol e Olimpíadas – os dois primeiros eventos da lista. Rugby no Brasil Apesar de não ser tão conhecido do grande público brasileiro, o Rugby vem crescendo de forma bastante dinâmica em nosso País.

As Seleções Brasileiras de Rugby servem como um bom referencial do otimismo e evolução do esporte do país. Nos últimos 3 anos o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta.

Já no Feminino, a Seleção Brasileira conquistou a 10ª posição no último Campeonato Mundial realizado em Dubai-EAU em 2009 – a melhor posição alcançada por uma equipe brasileira em Mundiais. Além disso, a seleção brasileira feminina é reconhecida como a melhor equipe da América Latina, a frente de países tradicionais no Rugby como Uruguai, Chile e Argentina. Aprenda mais sobre o Rugby

A versão mais tradicional do Rugby é o “15-a-side”, ou simplesmente “Rugby 15”. O número faz referência à quantidade de jogadores em cada equipe. De qualquer forma, outras modalidades como o “Rugby 7”, “Tag” e o “Beach Rugby” vêm crescendo rapidamente nos últimos anos.

Principalmente o “Rugby 7”, uma modalidade dinâmica e rápida do esporte com apenas 7 jogadores em cada equipe, vem chamando a atenção de muitos torcedores e atraindo novos praticantes em todo mundo depois de sua volta às Olimpíadas – com inauguração prevista aqui no Brasil em 2016.