A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realiza mais uma edição do projeto Quarta Erudita apresentando o Concerto dos grupos de câmara da Banda Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e convidados, na próxima quarta-feira (02 de maio), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O concerto tem classificação livre e duração aproximada de 70 minutos.

O programa do concerto apresentará ao público a versatilidade de uma banda no que diz respeito ao repertório e à formação instrumental. Assim, com um repertório que vai do regional ao erudito, passando ainda pelo jazz norte-americano. A Banda Sinfônica da UFMS se apresentará em formações camerísticas como quinteto de metais, quarteto de clarinetas, big-band entre outras. Uma Banda Sinfônica é um grupo musical formado por diversos instrumentos de sopro e de percussão.

Idealizada e criada pelo maestro Alexandre Takahama, a “Banda Sinfônica da UFMS” é um Projeto de Extensão que se constitui como um laboratório do “Grupo de Pesquisa em Prática Musical da UFMS”. Formada por alunos e ex-alunos do Curso de Música da UFMS e por músicos selecionados das Bandas Militares de Campo Grande, a banda recebe, regularmente, músicos convidados de outras universidades brasileiras que complementam o seu quadro de instrumentistas.

Esses convidados também atuam na UFMS como pesquisadores e palestrantes, ampliando a atuação do projeto e consolidando-o como uma importante ação nas áreas de Ensino e Pesquisa. A “Banda Sinfônica da UFMS” tem como principal objetivo o desenvolvimento técnico e musical de seus integrantes, com a apresentação da literatura sinfônica tradicional por meio de ensaios regulares e concertos públicos.

O grupo conta com a direção musical do maestro Alexandre Takahama, e o principal conselheiro artístico é o trombonista João Paulo Moreira, do Teatro Municipal de São Paulo.

O projeto Quarta Erudita começou em abril de 2009 e tem por objetivo fomentar e difundir a música erudita, toda primeira quarta-feira do mês, proporcionando à classe artística deste segmento espaço para suas apresentações, incentivando a formação de público e de mercado por meio do acesso aos bens culturais.

O ingresso terá o valor único de R$ 7,50 (meia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.