A falta de qualificação profissional foi um dos maiores problemas enfrentados pelas grandes empresas da construção civil no 4º trimestre do ano passado. Os dados foram apontados pela Sondagem da Indústria da Construção de dezembro, que constatou que 68,1% das companhias consultadas encontraram dificuldades para contratar profissionais qualificados no período mencionado.

Nas pequenas, o motivo recebeu 64,6 das menções e, nas médias, 59%.

O levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil), federações de indústria e os sindicatos da construção civil revelou ainda que, nas grandes empresas, o número de respostas se mostrou 19,3 pontos percentuais maior que o apresentado no 3º trimestre de 2011 (48,8%).

Além disso, como comparação, o item em questão recebeu mais que o dobro de assinalações que a carga tributária, por exemplo – esta considerada o segundo item mais preocupante entre os empresários avaliados, com 31,9% dos votos nas grandes empresas.

Alto custo de mão de obra

Avaliado como o terceiro principal problema do setor, o alto custo de mão de obra caiu entre as empresas. Nas pequenas, o motivo, que recebeu 36,6% das respostas no terceiro trimestre, passou a 33,9% no quarto trimestre. Já entre as grandes, o número, que era de 29,3%, ficou em 27,7% nesta avaliação.

Com relação às taxas de juros, o item passou de 17,1% de assinalações no 3º trimestre para 25,5% no 4º trimestre, o que garantiu ao quesito o 4º lugar entre os problemas mais citados pelas grandes empresas, informa a pesquisa.