Qualificação é entrave para deficientes, diz MPT
Falta de qualificação profissional e pouca acessibilidade estão entre os maiores problemas enfrentados por pessoas com deficiência para se incluir no mercado de trabalho. Em audiência sobre as relações de trabalho na perspectiva das pessoas com deficiência, a coordenadora da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho, Andrea Nice Silveira Lino Lopes, listou os obstáculos a…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Falta de qualificação profissional e pouca acessibilidade estão entre os maiores problemas enfrentados por pessoas com deficiência para se incluir no mercado de trabalho. Em audiência sobre as relações de trabalho na perspectiva das pessoas com deficiência, a coordenadora da Coordigualdade do Ministério Público do Trabalho, Andrea Nice Silveira Lino Lopes, listou os obstáculos ao cumprimento da norma legal que reserva de 2% a 5% das vagas nas empresas com mais de 100 empregados para estes trabalhadores.
O trabalho de Andrea Nice esbarra ainda na falta de preparo das empresas para cumprir a lei. Há, por exemplo, discriminação de determinados tipos de deficiência, como a física, que exige uma série de adaptações nos edifícios. “A grande maioria das empresas têm o procedimento de hoje cumprir a lei e amanhã não. Não existe nada que exime a empresa do cumprimento. Se há a intenção, a própria empresa pode fazer a capacitação dos funcionários”, disse.
Barreira cultural
Na opinião do auditor fiscal do trabalho Fernando André Sampaio Cabral, deve haver no País uma mudança de paradigma cultural, marcado pela visão da pessoa com deficiência apenas por suas limitações. Muitas vezes, disse, a própria família tem medo de colocar um parente no mercado de trabalho.
“Enquanto a sociedade não mudar, há necessidade de leis e cotas”, disse ele, lembrando já ter passado sete horas tentando convencer um gestor público de que uma pessoa com deficiência era capaz de realizar tarefas.
Fernando Cabral reclamou ainda da falta de auditores fiscais especializados no País. No Recife, disse, existem apenas três profissionais que atuam na área.
A audiência ocorre no plenário 12 e faz parte de um ciclo de debates sobre trabalho decente promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Carreta tomba em pista molhada e espalha carga de serragem na na BR-163
Acidente aconteceu na manhã deste sábado (14), em Rio Brilhante
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.