O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, alertou hoje (4) que as “medidas protecionistas” adotadas por alguns países do Mercosul dificultam as negociações para um acordo de livre comércio com a União Europeia.

Segundo ele, os 27 países do bloco se interessam pelo acordo. Durão Barroso referiu-se indiretamente à Argentina. Recentemente, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, adotou uma série de medidas para controlar as importações no país.

Na semana passada, a Comissão Europeia decidiu abrir uma investigação após denúncia, no Conselho Europeu de Biodiesel (órgão que representa os principais produtores de biodiesel no bloco), que considera as importações do biodiesel argentino suspeitas de comercialização a preço mais baixo do que as tarifas combinadas com o país.

“É justo afirmar que as recentes atitudes protecionistas de alguns membros do bloco [sul-americano] não ajudam”, disse Durão Barroso, em discurso para embaixadores sul-americanos e europeus. A próxima Cúpula União Europeia e América Latina está marcada para janeiro de 2013, no Chile.

“[Espero que neste encontro ocorra uma] mensagem clara contra o protecionismo e certas formas de populismo”, disse Durão Barroso, lembrando que o acordo de cooperação firmado entre a Europa e o Brasil, oficializado em 2007, permitiu progressos, mas não “atingiu seu total potencial”.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa (http://www5.lusa.pt/lusaweb/subscriber/showitem?service=107&listid=NewsList1912&listpage=1&docid=14929915)