Geral

Projeto permite que universitários atuem como deputados e jornalistas na Câmara

Segue até sexta-feira (20) a sétima edição do Projeto Politeia, ação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol-UnB), em parceria com a Câmara dos Deputados, que consiste em uma simulação simplificada do processo legislativo para oferecer a estudantes universitários conhecimento e vivência das atividades da Casa. A abertura oficial foi realizada na […]

Arquivo Publicado em 18/07/2012, às 19h53

None

Segue até sexta-feira (20) a sétima edição do Projeto Politeia, ação do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Ipol-UnB), em parceria com a Câmara dos Deputados, que consiste em uma simulação simplificada do processo legislativo para oferecer a estudantes universitários conhecimento e vivência das atividades da Casa. A abertura oficial foi realizada na UnB, e as demais atividades acontecem nos plenários da Câmara dos Deputados.


Nesta edição, foram inscritos 150 estudantes de diversas regiões do país, dos quais 135 simulam deputados e 15 simulam jornalistas. Outros 30 alunos participam da organização. Os estudantes no papel de parlamentares estão divididos em sete comissões temáticas e sete partidos correspondentes a partidos políticos reais presentes na atual Legislatura. Eles propõem projetos de lei fictícios e acompanham a tramitação em comissões e no plenário. Para simulação da imprensa, os estudantes recriam o cotidiano de uma redação, realizando cobertura das atividades para produção do jornal diário “O Politeia”.


Durante as atividades da semana, os plenários permanecem abertos à visitação par que qualquer cidadão, independentemente de participação no projeto, possa assistir às sessões. O Projeto Politeia é anual e as inscrições acontecem no primeiro semestre de cada ano. Podem se inscrever graduandos de qualquer instituição do país.

Jornal Midiamax