O projeto “Dica na Estrada – Direitos das e Adolescentes na Estrada”, realiza durante o mês de outubro, na Unidade do Sest Senat em Campo Grande – MS, uma serie de palestras com orientações de combate à exploração sexual infanto-juvenil, em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A programação é destinada aos profissionais do setor de Transporte que neste período estarão em curso de formação no Sest Senat.

As ações do projeto zelam pelo cumprimento do Direito da e do Adolescente, previstos pela Lei nº 8.069, Art. 3º da Constituição Federal, que garante a eles o seu desenvolvimento físico, psicológico, moral, espiritual e social. Segundo dados do projeto, em um ano (2011/2012), mais de 800 crianças foram atendidas diretamente, com atividades de saúde e lazer, além de levar informação direta sobre o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, a mais de 3900 pessoas.

As palestras ocorreram nas salas de aulas, em cada turma de alunos, onde serão ministradas dicas de como denunciar e colaborar com o combate a essa violência. Além da distribuição de material informativo, a fim de reforçar e disseminar as orientações de enfrentamento e combate a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para os pequenos, o Sest Senat promoverá no dia 20 de outubro, uma tarde de lazer para os filhos dos trabalhadores em Transporte com idade entre 6 a 14 anos. A ação promovida pelo Sest, possibilita a realização de brincadeiras, exercícios físicos e culturais. Na área haverá uma estrutura com brinquedos, cama elástica, algodão doce e pipoca. Além disso, as crianças também vão se divertir com práticas esportivas, teatro e recreação na piscina.

Segundo a diretora do Sest Senat, Andréia Castanheira, o combate à exploração de menores é um dever de todos e no Dia das Crianças devemos lembrar dos direitos garantidos a elas, pela Constituição Federal. “Dia das Crianças é poder ser criança. No projeto buscamos garantir a elas o direito de viver cada fase de sua infância de forma natural e saudável. Além disso, promovemos ações constantes de enfretamento e combate a exploração sexual de menores junto aos trabalhadores de Transporte, por meio de orientações, para que possam se tornar Agentes de Transformação Social – ATS”, finalizou.

Histórico – Com o intuito de combater os casos de violação ao direito da criança e do adolescente nas rodovias de Mato Grosso do Sul, o Sest Senat criou em 8 de junho de 2011 o projeto Direito da Criança e do Adolescente na Estrada – D.I.C.A. na Estrada, em parceria com a Petrobras e a Secretaria de Estado de Assistência Social. Em junho deste ano, o projeto chega ao fim, com 4.325 atendimentos realizados em 39 municípios de MS. Foram prestados serviços de orientação médica, psicológica e recreativa visando o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

No Setor de Transporte, aproximadamente 1.800 trabalhadores, entre caminhoneiros, motoristas de transporte urbano, taxistas, mototaxistas e outros, receberam orientações, de como participar do movimento de enfrentamento da violência e da exploração sexual infanto – juvenil. Contudo, o trabalho do D.I.C.A. na Estrada, pelo SEST SENAT, continua.