Um dos livros mais populares entre alunos e professores de Mato Grosso do Sul, o livro “TOSCO”, de autoria do psicólogo Gilberto Mattje, chega a partir deste mês a mais quatro estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

A história de um adolescente de baixa renda, que teve problemas de relacionamento familiar na infância, presenciou cenas de agressão em casa e acabou seguindo o caminho das drogas, do alcoolismo e praticou bullying, será agora tema da capacitação onde será elaborado o cronograma, plano de ação e apresentação do projeto junto aos professores para que possam trabalhar.

Ao todo, a previsão é que nestes quatro estados sejam envolvidos aproximadamente dois mil professores e mais de 145 mil alunos. Para tanto, os profissionais envolvidos com o projeto receberão capacitação para aprender a tirar o máximo de proveito do material.

A capacitação começa dia 30 e 31 de julho, em Igrejinha (RS); depois segue para Curitiba (PR) no dia 02 de agosto; no dia 7 é a vez de Goiânia (GO); e, finalizando, nos dias 21 à 30 de agosto, a capacitação segue para Santa Catarina, ao todo oito polos de capacitação serão realizados, sendo: Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Lages, Joaçaba, Chapecó e São Miguel.

Projeto Tosco está presente em seis Estados

Estima-se que desde seu lançamento, em 2009, o “Projeto Tosco em Ação: Prevenindo a Violência na Escola”, já tenha alcançado mais de 200 mil pessoas entre professores e alunos envolvidos diretamente com as atividades. Nestes quatro anos, o projeto conseguiu abranger as escolas da rede municipal de Campo Grande, todas as Unidades Socioeducativas de Internação e Semiliberdade de MS, e aproximadamente 340 escolas da rede pública estadual, envolvendo seus 78 municípios. Além disso,Teresina, no Piauí, também já recebeu o projeto.

Os professores que trabalharam com o projeto são unânimes em afirmar que se trata de uma evolução na educação, um estímulo à leitura. O que surpreende também é o interesse provocado pelo livro e a identificação imediata.

O suporte vem sendo o grande diferencial deste projeto. Além do livro, foi elaborado e distribuído um material de apoio aos professores para subsidiar as práticas educativas. Vale lembrar que cada instituição que participa do projeto tem um acompanhamento e assessoria contínua durante a aplicação e o desenvolvimento do projeto por meio de reuniões e fóruns online com o apoio da Editora Alvorada.

Serviço: O Projeto Tosco em Ação possui uma Fanpage: www.facebook.com.br/livrotosco com mais 8 mil seguidores. Diariamente professores e alunos postam suas atividades e compartilham experiências.