Cinearte Sarau finaliza sua edição 2012 com por quatro cidades do Mato Grosso do Sul: Maracaju, Campo Grande, Bonito e Três Lagoas são os municípios que receberão sessões de cinema ao ar livre com apresentação de grupos artísticos locais entre os dias 17 e 21 de outubro.

Conhecido internacionalmente por suas belezas naturais sem igual, o Mato Grosso do Sul foi o estado escolhido para o encerramento da turnê 2012 do Cinearte Sarau – projeto inspirado no clima descontraído e lúdico dos antigos saraus.

E é neste espaço, cercado de belezas e cultura, que o Cinearte Sarau faz a sua próxima paragem, de 17 a 21 de outubro, levando a tela de nove metros de altura para quatro municípios do estado: Maracaju, Campo Grande, Bonito e Três Lagoas. Na programação gratuita, o O Menino da Porteira, e as animações Rio, de Carlos Saldanha, e O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes, de Walbercy e Rafael Ribas.

Como é de praxe no projeto Cinearte Sarau, antes das sessões de cinema, sempre em praça pública, acontecerão apresentações culturais com artistas locais. A proposta é causar um impacto lúdico na rotina da cidade: a população aceita o convite e sai às ruas, para comer pipoca e se divertir. Na programação, os grupos teatrais sul-mato-grossenses Flor de Espinho e Identidade.

O Cinearte Sarau foi criado em 2006 e desde então percorreu, com o patrocínio da Petrobras, cerca de 450 municípios em 19 estados brasileiros, oferecendo gratuitamente uma programação de alta qualidade e atingindo um público de mais de 250 mil pessoas.

Como o próprio nome sugere, o projeto idealizado pela Arte Brasil Produção Cultural remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura. Em um ambiente informal, lúdico e interativo, o público desfruta de exibições de ao ar livre, articuladas com apresentações de grupos teatrais e circenses.