A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) receberá do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) um total de aproximadamente R$ 60 mil que serão utilizados na realização do projeto de extensão: “Astronomia Itinerante – O Céu pelos olhos do Cerrado ao Pantanal”, coordenado pelo professor e pró-reitor de extensão, Edmilson de Souza.

A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem do projeto ao longo de sua execução. No decorrer de dois anos, uma caravana do conhecimento percorrerá 26 municípios do Estado, instalando em cada um deles um planetário, que permitirá às pessoas terem experiência com a astronomia.

As exposições serão montadas, em geral, em escolas públicas de áreas centrais, unidades da UEMS (quando há no município), ou mesmo em shopping centers ou associações de classe, dependendo da estrutura disponível em cada município.

Segundo Edmilson de Souza, levar a exposição até a população torna o projeto mais trabalhoso, porém mais adequado às necessidades. “A maior parte dos nossos municípios são pequenos e a grande maioria não conta com nenhum centro ou museu destinado à ciência e tecnologia. Por isso nossa proposta é ir a todas as regiões de MS, proporcionando às pessoas uma experiência marcante com a ciência”, diz o coordenador.

Edmilson destaca ainda que uma parte importante do projeto está na popularização da ciência em MS. Além das exposições, um setor de comunicação dará suporte às ações realizadas, fazendo com que as informações sobre o projeto cheguem ao maior número possível de pessoas, por meio da imprensa e outros canais de comunicação.

A equipe que compõe o projeto é formada pelos físicos Paulo Souza Silva, Gilmar Praxedes Daniel e Edmilson de Souza além do jornalista André Mazini que atuará no contexto de produção e divulgação do jornalismo científico em MS. Todos os membros fazem parte do Programa de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências, oferecido pela UEMS.

Perto do céu

O público que participar das ações do projeto Astronomia Itinerante passará por três etapas. Na primeira, classificada como Instrumentos de Observação do Céu, as pessoas passam por uma série de maquetes e demonstrações experimentais, que ilustram, de maneira simples e direta, alguns dos conceitos utilizados em Astronomia. O objetivo dessa seção é estimular a curiosidade dos visitantes.

Na etapa classificada como O Mapa do Céu, o públcio que varia de 20 a 30 pessoas, assiste à simulação do Céu Noturno no interior, observando os principais movimentos do Sol e como o mesmo explica nossa percepção do dia e da noite. A seção completa dura cerca de 20 minutos. Ao final, os visitantes recebem um folder com informações sobre a Ciência em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

A última etapa, chamada “Observação do Céu Noturno”, dedica-se à observação astronômica  e funciona somente no período noturno da exposição, necessariamente em ambiente externo, que permita a montagem dos telescópios. Será possível mirar alguns dos mais importantes corpos celestes como a lua, aglomerados, galáxias, sistemas duplos de estrelas, e entre outros. (Com informações da assessoria UEMS).