A quarta edição do Prêmio Culturas Indígenas está com inscrições abertas até o dia cinco de fevereiro para comunidades e organizações indígenas de todo o Brasil.

Organizado pela Arpinsul (Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul), tem como objetivo fortalecer as expressões culturais e a identidade dos povos indígenas. De acordo com a organização do premio, as iniciativas culturais inscritas devem contribuir para a continuidade das tradições indígenas e para a manutenção de suas identidades, de forma que fortaleçam práticas culturais por meio da realização de ações que estão sendo esquecidas ou deixando de ser praticadas, ou que divulguem seus modos e concepções de vida para a sociedade brasileira. Essas iniciativas devem ser pensadas e desenvolvidas por membros das comunidades indígenas.

O projeto vai premiar 100 iniciativas culturais divididas em duas categorias, com premiação entre 15 e 20 mil reais. Serão aceitas iniciativas de 23 áreas de abrangência cultural, que vão de religiosidade a cinema.

Nesta edição, o premio vai homenagear Raoni Metuktire, líder indígena da etnia Caiapó, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Graças à luta dele, o território Caiapó foi homologado em 1993, entre os estados de Mato Grosso e Pará. Raoni viajou para dezenas de países divulgando a cultura indígena brasileira e é Embaixador de Proteção a Amazônia.

As inscrições e o regulamento podem ser acessados através do endereço eletrônico: http://www.premioculturasindigenas.org.br