A Mostra e a Exposição CineCiência estreia no projeto CineMis, realizado pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. De 15 a 19 de outubro serão exibidos e expostos filmes e documentários com temas sobre ciência e tecnologia. As exibições acontecem sempre às sete horas da noite com entrada franca. Já a exposição será aberta ao público das 8 às 17 horas.

Neste mês, o CineMIS vai sediar a Mostra CineCiência em parceria com a Casa da Ciência, que realizou também a produção e a curadoria dos filmes da Mostra e da Exposição CineCiência, que irá ocorrer paralelamente. As atividades integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Casa da Ciência (SNCT).

A finalidade é de mobilizar a população, em especial crianças e jovens em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação e demonstrando a importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. A SCNT possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

O tema principal da SNCT de 2012 é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, que foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU em 2012 no Brasil, com a participação de quase todos os países do mundo.

Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a ciência e tecnologia pode contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no País.

A Mostra CineCiência, combinada com a Exposição CineCiência e também com os projetos “Cultura em Situação” e “Amplificadores de Cultura” do MIS de MS, tem o objetivo de incentivar o pensamento e o debate científico, estimulando a produção e a circulação de novas ideias.

Os filmes selecionados abordam temas diversos, como as relações ciência-sociedade, ciência-meio ambiente que possibilita questionamentos sobre o papel do homem na natureza e como a ciência e a tecnologia podem ajudar na construção de uma sociedade sustentável.

Essas questões serão discutidas de forma mais ampla no dia 24/10, às 14 horas, com o debate “Audiovisual, Ciência e Tecnologia”, que será realizado no auditório do MIS. “A reflexão das potencialidades que a ciência e a tecnologia oferecem é fundamental para o desenvolvimento de MS, não só pela posição geográfica privilegiada que ocupamos, mas também porque dependemos desta mesma reflexão para combatermos mazelas sociais e assim atingirmos a excelência em questões de sustentabilidade ambiental, econômica e social.

A Mostra CineCiência, dentro do Projeto CineMIS, apresenta um olhar diferenciado e contemporâneo sobre esta reflexão e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer produções audiovisuais de grande qualidade, contribuindo para a democratização do acesso ao conhecimento no Estado de MS”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS. Serviço CineMIS de Outubro – Mostra CineCiência de 15 a 19 de Outubro de 2012 às 19 horas. Já a Exposição Cine Ciência é aberta ao público das 8 às 17 horas.

O debate sobre “Audiovisual, Ciência e Tecnologia”, vai ocorrer no dia 24/10 às 14 horas. A entrada para os eventos é franca. Confira as sinopses e a programação: MOSTRA CINECIÊNCIA Sala Idara Duncan, de 15 a 19/10, 19h 15/10 – La Belle Verte (A Bela Verde) – França 1996 Ficção Direção – Coreline Serraou Duração – 99 minutos

Sinopse: A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza.

A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos. Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada.

Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão. Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes “atrasados” e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais. 16/10 – Radio Bikini – Estados Unidos 1988

Documentário

Direção – Robert Stone Duração – 56 minutos Sinopse: Indicado para o Oscar em 1988 e considerado um dos melhores documentários da temporada, o documentário tem a passagem de um mundo ingênuo para uma nova era.

No verão de 1946, o governo dos Estados Unidos fez seu primeiro teste no atol de Bikini, no Pacífico. O teste também foi o primeiro ensaio da mídia para grandes coberturas externas. A Marinha americana filmou a experiência com a intenção de produzir um filme de propaganda. Na verdade, conseguiu registrar um grande desastre ecológico.

17/10 – La Planète sauvage (O Planeta Selvagem) – França 1973 Animação / Ficção Científica Direção e Roteiro – René Laoux Duração – 72 minutos Um dos clássicos da ficção-científica francesa e um dos raros exemplos de longa-metragem feito inteiramente na técnica de recortes.

O filme narra a história da busca de liberdade pelos Oms, uma raça de humanóides, que foram escravizados pelos Traags, habitantes do planeta Ygam. Os Oms são usados como empregados e também como bichos de estimação. Acidentalmente, um dos Oms tem acesso ao conhecimento secreto desenvolvido pelos Traags.

Ao fugir dos tiranos, ele encontra uma sociedade de Oms selvagens com a qual une forças e se rebela, usando o conhecimento milenar dos Traags para combatê-los. “Fantastic Planet” é reconhecido pelo seu estilo alegórico e diferente, o qual lhe valeu o Grand Prix no festival de Cannes de 1973.

18/10 – Modern Times (Tempos Modernos) – Estados Unidos 1936 Comédia Direção – Charles Chaplin Duração – 87 minutos Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho.

Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto.

Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.

19/10 – Charles Darwin And The Tree Of Life (Charles Darwin e a árvore da vida) – Reino Unido 2009 Documentário Direção – Dan Jones Duração – 60 minutos Documentário sobre Charles Darwin e sua teoria revolucionária da evolução pela seleção natural, produzido pela BBC para marcar o bicentenário do nascimento de Darwin.

O apresentador, David Attenborough, descreve o desenvolvimento da teoria de Darwin através de suas observações de animais e plantas na natureza e no estado domesticado e visita locais importantes na vida do próprio Darwin, incluindo Down House, da Universidade de Cambridge e do Museu de História Natural, utilizando imagens de arquivo de muitos documentários que Attenborough fez da natureza para a BBC.

Ele analisa o desenvolvimento da teoria desde o seu início, e seu impacto revolucionário na maneira em que os humanos vêem a si mesmos – não como tendo domínio sobre os animais como diz a Bíblia, mas como parte do mundo natural e sujeito às mesmas forças de controle que governam toda a vida na Terra.

Exposição CineCiência Sala de Exposições, de 15 a 19/10, das 08h às 17h. Cosmos – Estados Unidos 1980 Documentário apresentado por Carl Sagan Direção – Adrian Malone Duração – aproximadamente 60 minutos por episódio The Time Machine (A Máquina do Tempo) Estados Unidos 2002 Ficção Científica Direção – Simon Wells Duração – 96 minutos The History Of Stuff (A História das Coisas) – 2007 Documentário Direção – Annie Leonard Duração – 21 minutos Manual do Mundo Vídeos Educativos Direção – Iberê Thenório