Começam nesta segunda-feira as atividades em comemoração ao Dia do Índio em Dourados. A programação é coordenada pelo Núcleo de Assuntos Indígenas da prefeitura, com apoio e parceria do MPF (Ministério Público Federal), Funai, Defensoria Pública da União, Unigran e entidades ligadas à questão indígena.

A comemoração começa com com os JEIs (Jogos Escolares Indígenas) às 7h30 desta segunda na Vila Olímpica Indígena, localizada na Aldeia Bororó. Na sequência serão disputadas algumas modalidades esportivas e acontece ainda o 1º Concurso da Garota JEI. À noite, a partir das 19h, haverá apresentações culturais através do Palco da Cultura.

Na terça-feira a partir das 7h prosseguem os jogos na Vila Olímpica e às 19h tem a abertura oficial da 1ª Semana dos Povos Indígenas e homenagem de honra ao mérito à causa indígena. Na quarta continuam os jogos durante o dia e à noite tem festival de música sacra, através do Palco da Cultura.

A Vila Olímpica será espaço ainda, no dia 19, quando se comemora o Dia do índio, de uma programação a partir das 8h, com cerimônia religiosa, prosseguindo com apresentações culturais, exposição de artes, recreação, lazer e competições tradicionais, almoço e ainda diversas atividades esportivas no período da tarde.

A Semana dos Povos Indígenas será encerrada no dia 20, quando a prefeitura irá realizar na Escola Tengatuí Marangatu uma ação social, disponibilizando vários atendimentos e serviços à população, incluindo atividades de lazer.

Mais atividades

Durante a semana haverá atividades externas voltadas também à questão indígena. Uma delas será no dia 18, a partir das 19h30, no salão de eventos da Unigran. Será feito o lançamento de um livreto e um CD de tradução dos textos legais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), sobre a convenção 169 e suas resoluções.

Do dia 19 até ao dia 22, sempre a partir das 19h, haverá exposição e apresentação da arte e cultura indígena no Shopping Avenida Center.