Transformar as propriedades em empresas rurais é um dos principais objetivos do Programa Negócio Certo Rural, realizado pelo Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS – Senar/MS – e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS – Sebrae. Essa semana o Programa começa em dois municípios do Estado: dia 28 de agosto, em Itaquiraí, no assentamento Santo Antônio, e no dia 30, e em Campo Grande na comunidade Água Boa.

“Essa qualificação é diferente das outras que costumamos repassar aos produtores e trabalhadores, a capacitação tem um período maior do que os outros treinamentos. O Programa visa capacitar os donos de propriedades rurais e seus colaboradores, preparando esses empreendedores para a competitividade do agronegócio”, esclareceu o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Os participantes do Negócio Certo Rural assistem às aulas do programa, que têm oito horas de duração. As turmas se reúnem semanalmente. Os agricultores ainda recebem mais seis horas de consultoria, quatro efetuadas na propriedade e duas em sala de aula. Durante o Programa, aprendem a elaborar um Plano de Negócio para desenvolver novas atividades ou para estruturar melhor uma ação que já esteja em andamento na propriedade. A programação dura 46 horas.

Em Itaquiraí, o curso segue até o dia 30 de outubro e o de Campo Grande vai até o dia 1º de novembro. O programa já está acontecendo também em Três Lagoas, Pedro Gomes e Maracaju e pretende capacitar 330 produtores em 2012.