Professores elogiam 1º dia do Enem: questões estão menores

Professores do Sistema COC de Ensino elogiaram neste sábado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – composto por 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Apesar de algumas dificuldades nas questões de história, os educadores afirmaram que o exame ficou mais objetivo neste ano, com menos textos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Professores do Sistema COC de Ensino elogiaram neste sábado o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – composto por 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Apesar de algumas dificuldades nas questões de história, os educadores afirmaram que o exame ficou mais objetivo neste ano, com menos textos para facilitar a compreensão dos enunciados.

“Foi uma prova simples, mas bem elaborada. As questões eram mais curtas e objetivas do que nos anos anteriores”, disse o professor de biologia, Fernando Roma, sobre a prova de ciências da natureza. De acordo com ele, na área de biologia o que dominou foram assuntos ligados à saúde, ecologia, biotecnologia e evolução. “Acho que os candidatos não encontraram dificuldades, apenas duas das questões eram mais complexas”, disse.

O professor de química Eduardo Dias também elogiou a elaboração da prova. “Achei excelente, uma prova feita de maneira inteligente, com conteúdos apresentados de modo mais direto, sem textos imensos como era costume”, afirmou ao destacar que o perfil mudou bastante em relação ao ano passado, quando predominaram enunciados longos. Ele ainda disse que se surpreendeu com a grande presença de questões de química orgânica. “Tivemos quatro perguntas diretamente ligadas à orgânica, não era perfil do Enem”, analisou.

Para a professora de física Shirlei Nabarrete houve um grande avanço em relação às edições anteriores. “Foi uma prova conceitual, mas sem textos longos, sem aqueles enunciados que davam muito trabalho para ler”, disse. Segundo ela, 90% das questões de física podiam ser resolvidas sem cálculos. Ela apenas criticou uma das perguntas, que apresentava uma figura de um circuito elétrico. “Achei um pouco confuso para os alunos, pois a figura era bem diferente do que estamos acostumados a observar nos livros escolares”.

Ciências humanas

Supervisor de geografia do COC, Luiz Carlos Domingues, considerou a prova de ciências humanas bem elaborada e dentro da proposta do Enem. “Não incorria em nenhum tipo de erro, as questões foram bem feitas”, avaliou. Ele disse que o destaque foi para duas questões sobre geografia física, que normalmente não aparece no exame. Uma delas falava sobre terremotos e a outra sobre plataforma ou crátons ¿ estrutura geológica onde se encontra manganês.

O professor Marcio dos Anjos também considerou a prova bem elaborada, com questões distribuídas entre as quatro áreas: história, geografia, sociologia e filosofia. No entanto, ele disse que os enunciados longos foram mantidos em algumas questões de história, o que dificultou a compreensão. “Embora com mais imagens, ainda tivemos muitos textos extensos. Foi de fato uma prova cansativa”, avaliou. Ele ainda citou a importância dada a assuntos atuais, como crise econômica e violência.

Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Neste ano, as provas começaram a ser aplicadas neste sábado em todo o País. Neste primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo, serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas nos dois dias.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, recomenda que todos os candidatos compareçam ao local de realização das provas até as 12h (de Brasília). O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos.

O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados