A categoria dos professores estaduais representados pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), conseguiram seis reivindicações depois de negociações e reuniões com o Estado, na Casa Civil, na tarde desta terça-feira (16).
Com isso, os professores não farão mais uma mobilização, que estava marcada para a próxima quinta-feira (18).

A categoria dos professores estaduais representados pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), conseguiram seis reivindicações depois de negociações e reuniões com o Estado na Casa Civil, na tarde desta terça-feira (16).

Com isso, os professores não farão mais uma mobilização, que estava marcada para a próxima quinta-feira (18).

O governador André Puccinelli assinou um documento, se comprometendo no acordo com os trabalhadores.

O primeiro é a de abertura de concurso público ainda este ano; unificação da carreira dos professores e administrativos; promoção funcional de acordo com tempo de carreira; reajustar o piso já em 2013 pela variação do INPC mais 50% do índice de crescimento das verbas do Fundeb nacional e implantação de 1/3 de hora-atividade com pagamento retroativo.

Segundo a Fetems, o Estado também se comprometeu a não mais tocar a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) n° 4848, impetrada por Puccinelli e mais cinco governadores. O intuito da Adin é o de derrubar o artigo 5º da ‘Lei do Piso’, que concede reajuste aos profissionais, conforme o custo-aluno feito de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). (Matéria editada para acréscimo de informações)