Tainá Monclaire disse que passou horas de angústia sem notícias do pai que, na verdade, não estava no voo que sofreu pane como foi anunciado pelo Jornal Nacional, da .

Tainá Monclaire, 24 anos, estava com a irmã Jacira Monclaire, 16, em uma pizzaria de Campo Grande comemorando o aniversário de nove anos de uma irmã. Também estavam a mãe, o padrasto, um irmão caçula e alguns amigos. Mal tinham chegado ao local da comemoração e a professora Tainá recebeu uma mensagem no celular enviada pelo sogro com informações de uma pane em um avião da TAM que vinha de Paris para o Brasil.

O detalhe da mensagem que chegou ao celular da professora de francês é que o sogro afirmara que tinha ouvido a voz do pai dela, Stéphane Monclaire, dando depoimento sobre uma pane no avião que ele estava. Imediatamente Tainá e a irmã relembraram a angústia vivida em 24 de janeiro deste ano quando um avião da TAM que vinha de Paris para o Rio de Janeiro teve problemas durante o voo. “Imediatamente todo aquele clima de festa acabou. Ficamos preocupadas e fomos procurar no site do Jornal Nacional, da TV Globo, a matéria”.

Tainá conta que misturada à preocupação do pai estar novamente em um voo complicado veio a indignação da vinda dele ao Brasil sem avisar as filhas. As irmãs encontraram a matéria no site do Jornal Nacional com um depoimento que o pai delas deu a uma rádio parisiense relatando o susto no voo, só que de momento elas não identificaram que era uma gravação do incidente de janeiro.

“Tentamos por várias vezes contato com meu pai e minha madrasta lá em Paris, mas tivemos problemas de conexão e não conseguimos. Depois decidi mandar mensagem no face book e também no email”, lembra.

A professora conta que só conseguiu esclarecer que o pai não estava no voo e que o áudio era de janeiro apenas por volta das 7h dessa sexta-feira, 12, quando a madrasta respondeu dizendo que Stéphane não estava no voo e nem com intenções por enquanto de vir para o Brasil.

De acordo com a professora sua atitude agora depois de tudo esclarecido é acionar judicialmente a emissora de televisão Globo por danos morais. Stéphane também disse para a filha que vai acionar a TV por uso indevido de seu áudio e também danos morais. “O transtorno que nos causou aqui no Brasil, a festa da minha irmãzinha se transformou em um clima pesado e ainda provocou desconfiança nossa em relação ao nosso pai, já que a notícia era que ele estava vindo pra cá sem avisar”, finaliza.

Tainá e Jacira vieram para o Brasil em 1998 com a mãe quando os pais se separaram na França. Stéphane continua morando em Paris e uma ou duas vezes ao ano programa viagem para ver as filhas. Uma delas foi em janeiro quando o voo da TAM apresentou pane exatamente da mesma natureza do problema dessa quinta.

No site da TV Globo já foi editado o vídeo e suprimido o áudio com depoimento de Stéphane, que é cientista político e professor da Universidade de Sorbonne, uma das mais antigas instituições de ensino superior da Europa.

O caso

O voo JJ8055 do Airbus da TAM de Paris para o Rio de Janeiro deve de ser interrompido devido a um problema técnico emum dos motores e então a aeronave retornou para o aeroporto Charles de Gaulle, na Fraça. A bordo estavam 221 passageiros que foram acomodados em hotel até poder retornar ao Brasil.