A produção global de alimentos deve dobrar até 2050 para atender uma futura população de 9 bilhões de pessoas. O alerta é do co-chair da Fundação Bill & Melinda Gates, William H. Gates.
 
Apesar do número preocupante, Bill Gates, que participa da atual edição do Fórum Econômico Mundial, está otimista e acredita que com inovações na agricultura e novos modelos de cooperação entre os governos, em especial aqueles em desenvolvimento, é possível promover a segurança alimentar.
 
O otimismo, aliás, não é exclusivo dele. Ngozi Okonjo-Iweala, coordenadora do ministério da Economia e Finanças da Nigéria, também possui previsões positivas para a questão da segurança alimentar e acredita que a África pode vir a suprir a própria necessidade de alimentos, citando, como exemplo, o que aconteceu no Malawui, que passou de importador a exportador de comida.
 
Quase 1 milhão

Atualmente, cerca de 925 milhões de pessoas estão passando fome em todo mundo, sendo que 29 países estão classificados como tendo uma situação extremamente alarmante.
 
Para Bruno Le Maire, ministro da Agricultura da França, a questão da segurança alimentar deve ser uma prioridade para o G20, voltando ao topo da agenda nas próximas reuniões.