A procura por pacotes de viagens para as festas de fim de ano tem movimentado as operadoras de viagens de . A presidente da Abav/MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens) Cristina Albuquerque, avalia  que neste período, o setor registra um aumento de 20% na venda de passagens áreas de última hora.

Midiamax: A que se deve o aumento nos valores?

Cristina: No caso de viagens internacionais, nesta época do ano, se deve a dificuldade na aquisição das passagens e grande procura. Neste caso os destinos nacionais acabam virando uma boa opção.

Quais são os principais locais procurados por quem quer viajar nesta época do ano?

Os locais mais procurados são Rio de Janeiro e por serem destinos mais completos, principalmente para quem quer viajar no réveillon, com relação aos shows nas praias, queima de fogos e opções de diversão.

Junto à demanda pelas viagens de última hora existe também o aumento de preços das passagens. Ainda é possível conseguir preços razoáveis nesta época do ano?

Para conseguir bons preços é preciso que o turista se planeje com antecedência. Como forma de comparação, um pacote de uma semana para Nova Iorque ou Paris custou em média 2.500 dólares, para quem fechou no primeiro semestre.

O jeito então é se programar…

Fazendo uma boa e com antecedência é possível que se consiga bons preços, pois os pacotes de última hora sempre são mais caros.

Neste final de ano existe algum período em que é possível conseguir melhores preços nos pacotes de viagem?

Os hotéis se programam com dois pacotes, um para o natal – mais barato, e outro para o réveillon.

Neste período do ano, devido à grande procura por hotéis e passagens, um período de cinco dias no Rio de Janeiro pode custar em média cinco mil reais.