As provas do processo seletivo para o preenchimento de 690 vagas em 16 de educação profissional técnica de nível médio do Senai atraíram, na manhã deste domingo (22/07), pelo menos 1.886 candidatos às unidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Sidrolândia, Naviraí, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul, Rio Verde, Ivinhema, Sonora e Nova Andradina. Do total de candidatos, 557 fizeram as provas em Três Lagoas, 535 em Corumbá, 379 em Campo Grande, 222 em Dourados, 37 em Sidrolândia, 32 em Naviraí, 31 em Deodápolis, 30 em Nova Alvorada do Sul, 27 em Rio Verde, 22 em Ivinhema, 10 em Sonora e 4 em Nova Andradina.

Em Campo Grande, os candidatos chegaram cedo à FatecSenai para realizar a prova. Esse foi o caso de Tereza Santos Duarte, 26 anos, que já estava em frente à unidade da Capital desde às 7 horas. Ela conta que se inscreveu para tentar uma vaga no de técnico em segurança do trabalho. “É uma ótima oportunidade de trabalho, já que a área de construção está em ascensão e meu irmão já trabalha numa construtora”, disse.

O candidato Adriano Barbosa Facão, 22 anos, optou pelo curso de manutenção automotivo, pois já trabalha como assistente de ânico e quer buscar mais qualificação. “Já atuo no ramo e fui incentivado a fazer o curso para melhorar o meu currículo, tendo mais experiência profissional”, garantiu. Já o eletricista Gilvane José dos Santos, 33 anos, tenta uma vaga para o curso de automação industrial. “O mercado exige profissionais qualificados e quero ampliar os meus conhecimentos”, declarou.

O estudante de engenharia de produção Thiago Otub Pereira, 21 anos, inscreveu-se para o curso de química e acredita que a qualificação profissional disponibilizada pelo Senai é de grande relevância. “Já estou fazendo um curso puxado e agora quero complementar ainda mais o meu conhecimento. Por isso, optei por esse curso técnico”, alegou.

Processo

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o resultado será divulgado no dia 26 de julho pela Internet e afixados nos murais das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Nova Andradina, Ivinhema, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Os cursos oferecidos são os de açúcar e álcool, agroindústria, automação industrial, cerâmica, edificações, eletroeletrônica, eletrotécnica, eletromecânica, logística, manutenção automotiva, mecânica, meio ambiente, mineração, química, segurança do trabalho e vestuário.

Os candidatos aprovados em 1ª chamada devem efetuar as matrículas de 30 de julho a 3 de agosto nas unidades citadas acima, nos horários das 7h30 às 11h, das 13h30 às 17h e das 19h30 às 21h, enquanto os aprovados em 2ª chamada devem efetuar as matrículas de 6 a 10 de agosto nos mesmos locais e horários. Quanto à distribuição, em Campo Grande são oferecidos os cursos de automação industrial, edificações, eletroeletrônica, logística, manutenção automotiva, mecânica, meio ambiente e segurança do trabalho, enquanto em Sidrolândia são disponibilizados os cursos de eletroeletrônica, segurança do trabalho e vestuário.

Na cidade de Corumbá são oferecidos os cursos de eletrotécnica, mecânica, mineração, química e segurança do trabalho e, em Dourados, tem os cursos de açúcar e álcool, mecânica, agroindústria, eletrotécnica, eletrotécnica, química e vestuário. No caso de Deodápolis, o Senai disponibiliza os cursos de eletrotécnica, química e mecânica, enquanto em Nova Alvorada do Sul são oferecidos os cursos de automação industrial, eletrotécnica e mecânica.

Já na cidade de Naviraí tem os cursos de edificações, eletromecânica, logística e mecânica e, em Nova Andradina, são os cursos de edificações e logística. Para Ivinhema, o Senai tem os cursos de manutenção automotiva e química e, para Rio Verde, tem os cursos de cerâmica, edificações e química, enquanto para Sonora há o curso de eletrotécnica e para Três Lagoas são os cursos de segurança do trabalho, eletrotécnica, mecânica e química.