A primeira parcela do 13º salário é paga nesta sexta-feira (30). Se, depois de reduzir ou quitar dívidas e guardar dinheiro para as despesas dos próximos meses (presentes, festas, matrícula escolar, IPVA e IPTU), ainda sobrar uma parte do 13º salário, o poupador tem várias opções de investimento.

Para aplicações de curto prazo, que podem sofrer saques num período de um ano, o conselho básico dos especialistas é aplicar na poupança.

A aplicação mais popular do país tem a vantagem de ser livre de impostos e taxas de administração, como outros produtos oferecidos por bancos.

“Dependendo da taxa de administração dos fundos de investimento, a poupança é melhor que muitos deles disponíveis nos bancos. Se não for inferior a 1% ou 1,5%, é melhor ir para a poupança mesmo”, diz o administrador de investimentos Fábio Colombo.

Produtos como CDBs ou fundos DIs, como regra geral, são mais indicados para o investidor que tiver a intenção de deixar o dinheiro guardado por mais de 12 meses, pelo menos. O mesmo vale para os títulos do programa Tesouro Direto.