Após visitar o governador André Puccinelli (PMDB), o presidente da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), desembargador Henrique Nelson Calandra esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1). Ele se reuniu com os parlamentares após a realização da primeira sessão do semestre e conversou sobre a atuação em conjunto dos poderes: Legislativo e Judiciário.

Em visita ao Estado para participar do Encontro Estadual da Magistratura de Mato Grosso do Sul, que acontece nos dias 2 e 3 de agosto, em Dourados, o desembargador aproveitou a visita na Assembleia para pedir apoio do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), para formação de leis que protejam os magistrados.

“Em nome dos 15 mil juízes que represento, peço apoio de todos vocês da Assembleia para o aprimoramento da Justiça, tendo em vista a quantidade de assassinatos de magistrados que ocorreram nesses últimos tempos”, disse.

Calandra citou o caso de um juiz de Mato Grosso do Sul que precisou ser transferido para outro Estado, pois estava sendo ameaçado de morte. “Tivemos que remover a figura daqui para outro Estado para não haver risco de constranger todos vocês. A ameaça era de jogar uma bomba aqui em Campo Grande”, comentou.

Outro caso que Calandra lembrou foi o da Juíza Patrícia Acioli, friamente assassinada pelo crime organizado com 21 tiros, no dia 11 de agosto do ano passado.

Jerson Domingos, disse que ele e todos os parlamentares são parceiros da causa e que a Casa de Leis sempre age em harmonia com o judiciário. “Somos atendidos prontamente pelo Judiciário e não existe nenhum questionamento quando nos é feita solicitações, pois temos certeza de que vocês sempre têm o interesse em ajudar a população. O Legislativo e o Judiciário agem sempre harmonicamente aqui em MS”.

A Associação de Magistrado de Mato Grosso do Sul realiza o Encontro Estadual dos Magistrados em parceria com a Escola Superior da Magistratura de MS e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.