O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, viajará na semana que vem ao Brasil para a cúpula sobre meio ambiente Rio+20, com escalas na Bolívia e na Venezuela, anunciou neste sábado a presidência. Ahmadinejad permanecerá dois dias no Brasil, onde “se reunirá com certo número de dirigentes mundiais” à margem da cúpula, informou a presidência.

O presidente iraniano, que partirá de Teerã na segunda-feira, fará escala na Bolívia, onde falará sobre o “desenvolvimento das relações bilaterais” com o presidente Evo Morales, segundo a mesma fonte. Na volta, passará “brevemente” pela Venezuela para se reunir com o presidente Hugo Chávez, completou, sem dar mais detalhes.

O Irã, boicotado e sancionado pelos ocidentais e seus aliados devido a seu controverso programa nuclear, quer desenvolver vínculos políticos e econômicos com outros países fora da órbita ocidental, particularmente na América Latina. O presidente Chávez viajou a Teerã em nove ocasiões em 13 anos.

Em sua última viagem pela região, em janeiro passado, Ahmadinejad visitou Venezuela, Nicarágua, Equador e Cuba. A última visita do presidente iraniano ao Brasil ocorreu em novembro de 2009, em uma viagem na qual também visitou Equador e Venezuela.