Presidente em exercío do TRE-MS vai a Brasilia discutir implatação de processo eletrônico

O Presidente em exercício e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Desembargador Joenildo de Sousa Chaves, participou na manhã desta segunda-feira (04) de uma reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e outros presidentes de TREs. Também participou da reunião a Diretora-Geral do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Presidente em exercício e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), Desembargador Joenildo de Sousa Chaves, participou na manhã desta segunda-feira (04) de uma reunião com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, e outros presidentes de TREs. Também participou da reunião a Diretora-Geral do Tribunal, Letânia Ferraz de Brito Coutinho.

 O encontro teve por objetivo debater assuntos relacionados às eleições deste ano, que acontecerão em outubro. O principal assunto tratado foi a implantação do Processo Judicial Eletrônico em toda a Justiça Eleitoral. De acordo com a presidente do TSE, até o final do ano um projeto padrão relacionado a este assunto será implementado.

 A informatização dos processos trará benefícios como a transparência, agilidade, segurança, simplificação e otimização das rotinas, unificação em toda a Justiça Eleitoral e a economia dos gastos. Desta forma, o TSE e todos os TREs e Zonas Eleitorais poderão usar a mesma linguagem em relação aos processos.
 O Desembargador Joenildo avaliou o encontro de forma muito positiva. “A reunião foi um retorno da ministra Cármen Lúcia para todos os presidentes dos TREs do país, sobre as reivindicações em relação às situações dos cartórios eleitorais e chefes de cartórios, e também em relação às listas tríplices por parte do Poder Executivo para a composição dos tribunais”, salientou.

 Ainda nesta manhã, houve uma reunião paralela da Ministra Rosa Weber, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, com os Diretores das EJEs de todo o país, ocasião em que esteve presente o Dr. Luís Gonzaga Mendes Marques, Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MS. “A reunião foi muito proveitosa. A ministra tem muita praticidade e um propósito excelente de melhorias para a Justiça Eleitoral”, destacou o Desembargador Joenildo. Na oportunidade, ficou acertada a visita da Ministra ao TRE-MS para o dia 27 de julho.

Conteúdos relacionados