Presidente do Equador se reúne com diplomata para discutir pedido de asilo de Assange
O presidente do Equador, Rafael Correa, discutiu neste segunda-feira o pedido de asilo de Julian Assange, fundador de Wikileaks, com a embaixadora de seu país no Reino Unido, Ana Albán, mas não anunciou uma decisão sobre o assunto. O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, disse após o encontro que um grupo de advogados analisa o caso […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente do Equador, Rafael Correa, discutiu neste segunda-feira o pedido de asilo de Julian Assange, fundador de Wikileaks, com a embaixadora de seu país no Reino Unido, Ana Albán, mas não anunciou uma decisão sobre o assunto.
O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, disse após o encontro que um grupo de advogados analisa o caso “para advertir as implicações políticas e jurídicas para o Equador em caso de aceitar o asilo”, segundo uma nota divulgada no jornal oficial “O Cidadão”.
Segundo Patiño, o país não tem urgência em tomar uma decisão. “Há pessoas que ficaram isoladas em embaixadas por um dia, três semanas ou cinco anos”, afirmou.
O chanceler explicou que o Equador poderia dialogar com diplomatas britânicos, mas, ressaltou que para o país “a decisão tomada será soberana”. Ele ainda acrescentou que o Governo não conversou nem com Julian Assange nem com diplomatas dos Estados Unidos.
No sábado, o presidente equatoriano informou no sábado que havia chamado a embaixadora para o encontro em Quito. Ele ainda acrescentou que Ana Albán já havia se encontrado com autoridades inglesas. Hoje, a diplomata não deu declarações à imprensa.
O fundador do Wikileaks se abrigou na última terça-feira na embaixada do Equador em Londres, pedindo asilo para evitar sua extradição para a Suécia, onde é suspeito de crimes sexuais.
Assange se defende dizendo que manteve relações sexuais consentidas com as mulheres que o acusam, denunciando um complô internacional para silenciá-lo.
Desde 2010, o Wikileaks divulgou milhares de documentos diplomáticos e militares confidenciais dos Estados Unidos, embaraçosos para Governos de todo o mundo. EFE
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.