Presidente de Angola é reeleito com mais de 70% dos votos

O partido do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, ganhou as eleições gerais do dia 31 de agosto com 71,84% dos votos, informou nesta sexta-feira a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) ao anunciar os resultados definitivos. Dessa maneira, Santos – que está no poder desde 1979 – consegue um novo mandato de cinco anos, ao […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O partido do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, ganhou as eleições gerais do dia 31 de agosto com 71,84% dos votos, informou nesta sexta-feira a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) ao anunciar os resultados definitivos. Dessa maneira, Santos – que está no poder desde 1979 – consegue um novo mandato de cinco anos, ao ser o líder do partido mais votado, o governamental Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Além disso, o MPLA obtém 175 das 220 cadeiras que formam a Assembleia Nacional. O segundo partido mais votado foi a União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), com 18,66% dos votos, o que equivale a 32 deputados no Parlamento.

As outras cadeiras se dividem entre a Convergência Ampla de Salvação de Angola-Coalizão Eleitoral (CASA-CE), o Partido de Renovação Social (PRS) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), com oito, três e dois deputados, respectivamente. Segundo a nova Constituição aprovada em 2010, que eliminou a eleição direta do presidente da República, o cabeça de lista do partido que vence no pleito se transforma no chefe do Estado, enquanto o segundo será o vice-presidente.

As eleições, que se desenvolveram sem incidentes, foram as segundas que o país realiza desde o fim da guerra civil em 2002, e as terceiras desde a independência de Portugal em 1975.

Conteúdos relacionados