A prefeitura de Batayporã tem prazo até esta terça-feira (30) para resolver o problema e retomar os atendimentos no hospital municipal da cidade. Caso contrário o MPE (Ministério Público Estadual) deve intervir para garantir atendimento à saúde da população. Na tarde desta segunda-feira (29) haveria uma reunião entre médicos e prefeitura, contudo ainda não houve acordo. Os médicos aguardam uma contraproposta.

Segundo informações extra-oficiais, médicos e prefeituras teriam chegado a um consenso, contudo, como os médicos não confiam mais na administração do prefeito Edson Peres Ibrahim (PMDB), que tentou deixar a dívida para o prefeito seguinte, é esperado um acordo com intermediação do MPE.

Para os médicos não é justo que eles deixem de receber se a verba é carimbada e já foi repassada pelo Ministério da Saúde para o Fundo Municipal. Eles esperam que seja pago no mínimo 50% dos atrasados e os outros 50% seja quitados em duas vezes.

O MPE está acompanhando o desfecho da situação administrativamente desde segunda-feira (22), quando houve a primeira reunião. Na ocasião a proposta de quitar a dívida em seis parcelas foi rejeitada.

A informação é de que a prefeitura já elaborou uma contraproposta, que foi encaminhada pelo Ministério Público aos médicos. O prazo para a retomada dos atendimentos se esgota na terça-feira, quando o MPE deve judicializar medida cautelar a fim de garantir o atendimento 24h à saúde pública na cidade.