O Programa de Parceria Municipal (Propam) assinou hoje seu primeiro convênio de 2012. A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) irá cuidar do Horto Florestal, em troca de manter sua publicidade no parque. Além disso, aproveitará para realizar projetos ligados às áreas sociais, da cultura e educação.

O prefeito Nelson Trad Filho afirmou que o Horto Florestal é muito importante para a cidade, destacando que a Revitalização do Centro passa pela região, o que torna o local um ponto de referência. “Penso que essa parceria valerá muito à pena. E o que nós precisarmos fazer para ajudar, iremos fazer. É uma área em processo de tombamento, então quem quiser investir, tem a garantia que este espaço sempre será assim”.

Sobre a localização do parque, a diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marta Martinez, reiterou a fala do prefeito, afirmando ainda que se trata do início do principal corredor cultural do Plano de Revitalização do Centro. “Foi aqui que a cidade começou. Na época em que foi feito, era o único espaço de lazer da cidade”, destacou Marta em relação à importância da manutenção do Horto.

Para o reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, a parceria é muito relevante, por se tratar de um espaço nobre, central e bonito, que faz parte da vida de muitos campo-grandenses. “A UCDB aceitou o convite e por meio dos nossos projetos, encontraremos oportunidade para inserir mais cultura, esporte e lazer. Tudo isso bem acompanhado e controlado”.

Segundo a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Luciane Pinho, a Universidade elaborou um edital para os professores interessados inscreverem seus projetos. “Nós iremos selecionar 10. Lembrando que um deles já está em funcionamento há dois anos: o Almanaque. Ele foi criado para estimular a leitura por meio do gibi”.

A Fundação Municipal de Cultura (Fundac), responsável pelo Horto, acredita que essa parceria irá agregar valor ao espaço e também às atividades ali desenvolvidas. “Para o Horto, a ideia era ter um parceiro que não somente cuidasse da manutenção, como também desenvolvesse atividades”, ressaltou Roberto Figueiredo, diretor-presidente da Fundac, lembrando dos grupos de terceira idade que já frequentam o local.

A coordenadora do Propam, Maria Magali Araújo, destaca que essa parceria é um gesto de cidadania. “Além de manter uma área pública, a UCDB também irá proporcionar a população grandes oportunidades. Isso é um gesto de carinho”.

Propam

O Programa de Parceria Municipal (Propam), coordenado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), tem o objetivo de ajudar a prefeitura na manutenção de praças, canteiros e rotatórias, por meio de uma aliança com a iniciativa privada. Em contrapartida, quem adota um espaço público, além de mostrar uma imagem positiva, pode divulgar sua publicidade no local.

A cidade fica mais bonita e a população pode usufruir dos espaços com qualidade e segurança, além disso, o município também reduz os gastos com as manutenções e pode direcionar estes recursos para outros investimentos, como por exemplo, educação, saúde e assistência social. 

O Propam possui mais de 100 colaboradores, mas ainda há alguns espaços públicos na espera. Qualquer pessoa, empresa ou instituição pode adotar alguma área pública, ou até mesmo compartilhá-la. O convênio é firmado por dois anos, podendo ser renovado. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones 3314-5171 ou 3342-8822 e obter detalhes sobre as áreas disponíveis.