Desenvolvido para assegurar ao cidadão o acesso a informações e serviços por meio de uma infraestrutura segura e com maior transparência, a Prefeitura Municipal de Campo Grande lançou nesta segunda-feira (23) o novo layout de seu Portal na internet. O Portal apresenta um novo visual, com novas ferramentas, que agrupam informações e que atende principalmente ao anseio da população.

O novo layout permite uma aproximação maior entre o cidadão e as ações realizadas pela Prefeitura. Além disto, torna os serviços oferecidos via web mais acessíveis, facilita a verificação de conteúdo e buscas no Portal. Essas são algumas mudanças que foram proporcionadas pelo novo site desenvolvido pelo Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI). O Instituto é o responsável também pela viabilização de todo o suporte tecnológico necessário para a implantação do novo Portal, seguindo orientações e tendências de usabilidade na web. Os canais e menus estão direcionados aos diversos assuntos de interesse da população.

Os diferenciais neste novo modelo foram: inserções de mídias sociais, áreas voltadas para campanhas institucionais e sites de projetos municipais. As notícias municipais ganharam maior destaque, além da criação de um espaço denominado “Especiais”, onde o cidadão visualiza as ações em destaque promovidas pela administração municipal como, por exemplo, IPTU/2012, Consulta Pública e Coleta seletiva.

Outra mudança significativa e importante foi a disposição dos serviços online oferecidos no Portal, que passou a ser organizado em dois perfis, um voltado para negócios e outro ao cidadão. Deste modo, o Portal foi planejado para ter um formato onde se agrupam categorias de usuários e seus serviços mais buscados. Com um conceito moderno e mais interativo, o Portal oferece o espaço “Fale conosco” com links diretos para a agenda do Prefeito, assessoria de comunicação, fale com a Prefeitura, Gabinete do Prefeito e Sobre o Prefeito.

Segundo a equipe Web/Geo do IMTI, responsável pela criação do novo Portal, as necessidades da população e de negócios foram fundamentais para a elaboração do novo layout “Expusemos as informações com clareza e com o máximo de exatidão, buscando sanar dúvidas e necessidades tanto do munícipe como do empresariado, com um conteúdo amplo e rico.” O Portal foi construído baseando-se em análises e pesquisas feitas pela equipe sobre a utilização do antigo portal. Após avaliações, as melhorias foram providenciadas e outras estão em estudo para implantação futura.

Busca rápida – Um novo painel de “Informações Úteis” foi desenvolvido, oferecendo uma busca rápida e personalizada sobre o objeto de pesquisa que o cidadão deseja obter da Prefeitura, por meio de palavras-chave, onde são oferecidos links, telefones e endereços dos órgãos municipais como secretarias, escolas, unidades de saúde e assistência social. O cidadão quando realizar a sua pesquisa no Portal, além das informações que serão oferecidas, também terá à sua disposição as últimas notícias relacionadas ao assunto de sua busca.

Arte e cultura também receberam destaque no novo Portal, com a exibição de pinturas em tela que retratam Campo Grande a partir de fotos antigas. As obras exibidas são do acervo da Prefeitura, retratam a cidade nos anos 70 e foram pintadas pelo artista Fausto Furlan. Em breve, o Portal contará ainda com uma seção dedicada exclusivamente aos eventos públicos, desde turísticos, políticos e culturais.

A evolução é percebida com a facilidade na interação entre o internauta que acessa o Portal e as informações disponibilizadas. Para Maikel Saito, integrante da equipe Web/Geo do IMTI, “o novo Portal representa a preocupação da gestão pública em tornar cada vez mais acessível e transparente as ações, projetos e serviços para o cidadão.”