Prefeitura e Arquidiocese firmam parceria para o projeto Cidade da Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) terá uma participação ativa no projeto “Promover saúde é promover vida”, uma ação da Campanha da Fraternidade 2012 que será realizada na Cidade do Natal, oportunamente denominada Cidade da Saúde, no próximo domingo (15), durante todo o dia. A prefeitura vai montar algumas barracas no local oferecendo diversos serviços […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) terá uma participação ativa no projeto “Promover saúde é promover vida”, uma ação da Campanha da Fraternidade 2012 que será realizada na Cidade do Natal, oportunamente denominada Cidade da Saúde, no próximo domingo (15), durante todo o dia.
A prefeitura vai montar algumas barracas no local oferecendo diversos serviços em saúde, tais como imunização, avaliações físicas, saúde bucal e animal, entre outros. A equipe do setor de Doenças e agravos não transmissíveis da Sesau estará representada com cinco preparadores físicos e uma nutricionista.
Os profissionais farão avaliações (Índice de Massa Corporal e Relação Cintura Quadril) e atividades físicas, orientações nutricionais, de controle do tabagismo e sobre a violência contra a mulher. O setor de imunização também estará presente para vacinar os interessados. Os técnicos da saúde apenas lembram as famílias para não se esquecerem de levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.
Os profissionais em saúde bucal vão estar preparados para ensinar sobre a técnica correta de escovação, além de prestarem orientações gerais importantes para manter a saúde bucal. “Neste tipo de ação ficamos em contato direto com o público.
É uma oportunidade de mudar o comportamento, de levar a população à reflexão e à adoção de hábitos mais saudáveis”, argumenta Enelita Mazon, gerente técnica de atividades físicas da Sesau. Já a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) será composta por um veterinário e cinco auxiliares, que prestarão os seguintes serviços na Cidade da Saúde: vacinação antirrábica, orientação sobre roedores, animais peçonhentos, leishmaniose e dengue.
“Nosso foco principal é a orientação e educação em saúde animal”, pontua a veterinária do CCZ, Iara Helena Domingos. Ela cita ainda a lei municipal nº 79, de 2005, que trata da posse responsável de animais.
“O CCZ cuida muito da repressão a maus tratos nos animais, os responsáveis pelos bichos de estimação têm obrigações relativas à criação para evitar as zoonoses e os maus tratos”, reforça Iara. Cidade da Saúde – é um projeto da Arquidiocese de Campo Grande que conta com duzentos parceiros.
A Prefeitura de Campo Grande, as universidades (Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Anhanguera-Uniderp), o Tribunal Regional Eleitoral, os hospitais (Proncor, Maternidade Cândido Mariano) e organizações não governamentais.
A expectativa dos organizadores é que extensa programação do evento leve ao local um número significativo de pessoas, tendo em vista principalmente o fato de poderem contar com a linha de ônibus 51, que permitirá o acesso direto à Cidade da Saúde. As atividades estão previstas para começar às 8h e terminar às 18h, com uma missa.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Rebeldes sírios que tentam derrubar Bashar al-Assad já estão a 20 km da capital Damasco
Grupos locais controlam toda a província de Daraa, no sul
Vigilante de prédio é esfaqueado por dois ladrões na região central de Campo Grande
Vítima foi surpreendida pelos bandidos já dentro do edifício
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.