Prefeitura de Dourados oferece curso para mecânico de máquinas

No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de Dourados, através de parcerias, abre as inscrições para mais um importante curso de capacitação, levando em conta a realidade econômica do município. Totalmente gratuito, o curso para formação de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas é direcionado exclusivamente a jovens de ambos os sexos, com idade entre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de Dourados, através de parcerias, abre as inscrições para mais um importante curso de capacitação, levando em conta a realidade econômica do município. Totalmente gratuito, o curso para formação de mecânico de manutenção de máquinas agrícolas é direcionado exclusivamente a jovens de ambos os sexos, com idade entre 17 e 19 anos.

No ano passado, pelo menos 900 pessoas foram capacitadas pelo programa Qualifica Dourados, criado pelo prefeito Murilo e que em 2012 está sendo mantido e incrementado com novas parcerias.
 
A iniciativa é do banco DLL (De Lage Landen), de Porto Alegre, que escolheu o município de Dourados para destinar os recursos necessários para a realização da capacitação. O dinheiro (R$ 70 mil), já está depositado no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O projeto que financia esse curso é denominado “Semear Conhecimento para Jovens” e foi idealizado pelo Grupo AGCO, detentora das marcas Massey Fergusson e Valtra. O DLL entrou na parceria e decidiu unir o conhecimento do produto agrícola e tecnológico do grupo à experiência do Senai e da Secretaria de Assistência Social, para desenvolver essa capacitação.

Todo o processo passa pelo crivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, já que a finalidade principal é possibilitar a oportunidade de jovens que vivem em risco social, receber educação profissional que vai lhe proporcionar condições de competir e buscar seu espaço no mercado de trabalho.

Dourados foi escolhida para receber esse investimento por conta do processo de transformação econômica com o setor sucroenergético e também pela condição de polo agrícola regional. O município, através da iniciativa do prefeito Murilo, já promove capacitações em várias outras áreas dentro do Qualifica Dourados.

Curso

A formação será feita pelo Senai, com abertura de 20 vagas. Por ser um curso completo, com 800 horas, a expectativa é de grande procura. Diante dessa previsão, será realizada uma prova para selecionar os 20 aprovados entre os candidatos inscritos, os quais passarão também por uma entrevista.

Para se inscrever é necessário ter idade entre 17 e 19 anos, ser de família de baixa renda, estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio, não possuir curso técnico, apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e uma foto 3×4.

O período de inscrição é de 13 a 15 de fevereiro, no setor de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada à Rua João Rosa Góes esquina com Joaquim Teixeira Alves. A prova seletiva será no dia 17 e o início do curso no dia 5 de março.

 

Conteúdos relacionados