Carnês começam a ser distribuídos pelos Correios no dia 10; campanha vai sortear três motos e um carro 0 km

A Prefeitura de Dourados lança neste ano R$ 41 milhões em IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e traz uma novidade: o contribuinte que pagar em dia, à vista ou parcelado, vai concorrer ao longo do ano a três motos e um carro zero quilômetro, através da campanha “IPTU Premiado”.
 
Para o prefeito Murilo, os prêmios são uma forma de valorizar o contribuinte que paga o IPTU em dia. “O município também sai ganhando, pois melhorando a arrecadação será possível oferecer mais benefícios à população”, destaca.
 
São 60 mil carnês que começam a ser entregues pelos Correios a partir do dia 10 deste mês.
 
Segundo o secretário municipal de Fazenda, Walter Carneiro Júnior, o contribuinte que desejar antecipar o pagamento não precisa esperar a entrega do carnê. No dia 5, próxima quinta-feira, já estará disponível na internet o boleto do IPTU, que poderá ser impresso e pago no banco ou casa lotérica.
 
Neste ano estão sendo emitidos dois mil carnês a mais em relação ao exercício anterior – crescimento de 3,4%. Dos R$ 41 milhões lançados em IPTU em 2012, o município espera receber pelo menos 80% desse valor.
 
O secretário disse que a inadimplência do IPTU, que historicamente sempre foi de pelo menos 30% do valor lançado, caiu para 25% em 2011 e a meta é reduzir para 20% neste ano. “Diante da forma de trabalho e da confiança que o contribuinte tem nesta administração, acreditamos que a inadimplência em 2012 será a menor dos últimos anos”, afirmou.
 
DESCONTO E PRÊMIOS
A primeira parcela do IPTU 2012 vence dia 10 de fevereiro. Para o contribuinte que não tem débito com a prefeitura e fizer o pagamento à vista até a data de vencimento, o prefeito Murilo autorizou desconto de 20%.
 
O contribuinte que tem débito com o município, mas está com o parcelamento em dia, terá desconto de 15%. Quem está com débito e quer pagar à vista o montante de 2012 até a data de vencimento terá 10% de desconto.
 
Para incentivar o contribuinte a pagar em dia, inclusive em caso de parcelamento, a prefeitura lançou a campanha “IPTU Premiado”. No dia 17 de março será sorteada a primeira motocicleta da campanha. No dia 21 de julho será sorteada a segunda moto e a terceira no dia 15 de setembro.
 
O prêmio principal, um carro 0 km, será sorteado no dia 20 de dezembro, durante as comemorações do aniversário de 77 anos de Dourados.
 
BOM PAGADOR
Walter Carneiro Junior lembra que permanece em vigor a campanha Bom Pagador, que em 2012 entra no terceiro ano. O contribuinte que pagou o IPTU em cota única até a data de vencimento vem acumulando desconto de 2,5% por ano.
 
Em 2013, quando a campanha entrar no seu quarto ano, esse contribuinte que acumulou pontos desde 2009 vai receber 10% de desconto a mais, além dos 20% que a prefeitura já oferece todos os anos para quem não tem débito com o município e paga à vista.
 
SERVIÇO
Outras informações sobre IPTU podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Presidente Vargas, 425, ou pelos telefones 3411-7710, 3411-7792 e 3411-7125. Todos os atendimentos sobre o IPTU estão à disposição do contribuinte na Central de Atendimento.
 
Os boletos do IPTU estarão disponíveis a partir do dia 5 no site www.dourados.ms.gov.br