Mais 722 unidades habitacionais estão sendo construídas em Dourados, com recursos do programa federal “Minha Casa, Minha Vida” e contrapartida da prefeitura. São moradias do Residencial Harrison Figueiredo, que será liberado em três etapas. O loteamento fica ao lado do Residencial Dioclécio Artuzi, na rodovia MS-156, próximo ao Jardim Guaicurus.

As primeiras unidades já estão em fase de construção. A previsão do setor de habitação da prefeitura é fazer o sorteio das famílias que vão receber as casas ainda no primeiro semestre de 2013.

São moradias destinadas a famílias com renda bruta de até R$ 1.600, obedecendo a critérios do programa federal. A prioridade, definida por cotas durante os sorteios, é para idosos, deficientes e famílias em situação de vulnerabilidade social e mulheres chefes de família.

Outras Casas

Desde março de 2011, a atual administração já entregou quase mil casas populares em Dourados. Entre as unidades habitacionais entregues no ano passado pelo prefeito Murilo estão as 447 casas do Conjunto Residencial Walter Brandão da Silva, no Jardim Novo Horizonte e as 147 residências do Residencial Martim Cristaldo – destinadas a famílias que moravam em áreas de risco.

Também foram entregues 160 casas do Condomínio Residencial Novo Horizonte as 161 casas do Estrela do Leste, próximo ao prolongamento da Avenida Marcelino Pires.

Outras 478 moradias, entre casas e apartamentos, estão prontas para serem entregues, dependendo apenas de algumas pendências entre a Caixa Econômica Federal e os contemplados.

São casas da primeira etapa do residencial Dioclécio Artuzi, próximo ao Jardim Guaicurus, e apartamentos do Residencial Eucalipto, localizado no prolongamento da Avenida Marcelino Pires.

Recadastramento

O Departamento de Habitação da Prefeitura de Dourados informou que no sorteio das casas do Harrison de Figueiredo deverão participar preferencialmente as famílias que procurarem o setor para confirmar o cadastro ou fazer o recadastramento. Estão inscritas para os programas de moradias aproximadamente 18 mil pessoas, mas existe a possibilidade de o número de interessados ser menor, já que muitas destas famílias não residem mais na cidade, desistiram ou adquiriram a casa de outra forma.

O recadastramento é um meio encontrado pela prefeitura para filtrar aqueles que não querem mais permanecer na fila de espera, oferecendo maior chance aos verdadeiros interessados. O Departamento de Habitação chegou a essa conclusão depois de famílias sorteadas não comparecerem para encaminhar a documentação e tomar posse do imóvel, o que provocou a necessidade de outros sorteios.

O processo de renovação do cadastro é realizado no Bloco A, do prédio do CAM (Centro Administrativo Municipal), localizado à Rua Coronel Ponciano, 1700, no Parque dos Jequitibás, das 7h às 17h.