A Prefeitura de Corumbá está iniciando nesta segunda-feira (3), o programa Povo das Águas que, desta vez, atende a comunidade ribeirinha residente na região do alto Pantanal. A ação neste primeiro dia acontece no Porto Maracangalha, beneficiando os moradores da localidade de Domingos Ramos. Os trabalhos foram abertos às 08 horas e vão até as 15 horas.

Esta é a vigésima edição do programa municipal que vai beneficiar pessoas residentes inclusive na divisa com o Mato Grosso, 100 quilômetros acima da região do Amolar. Os trabalhos acontecem até o próximo sábado (8), quando a equipe retorna da região do São Lourenço, atendendo comunidades mais próximas a Corumbá.
Além do atendimento hoje no Porto Maracangalha, o cronograma da ação prevê para terça-feira, dia 04, disponibilização de serviços no Porto do Zequinha, no Castelo, das 08 às 12 horas, e na Ilha Verde (Porto Laranjeira), no Paraguai Mirim, das 14 às 17 horas. 
Na quarta-feira, dia 05, a ação acontece na extensão Paraguai Mirim da Escola Municipal Rural Pólo Porto Esperança, das 08 às 12 horas. Neste mesmo dia serão assistidos os ribeirinhos cadastrados na região do São Francisco, Bonfim, Mato Grande e Porto Chané, das 14 às 17 horas.
Na quinta, dia 06, a equipe vai atender os moradores das regiões do Amolar e Barra do São Lourenço, no período das 08 às 15 horas, na Escola Municipal Pólo Porto Esperança, Extensão São Lourenço. Já na sexta -feira, dia 07, o atendimento continua na região do São Lourenço, beneficiando as comunidades mais isoladas do alto Pantanal, na região do Rio São Lourenço até o Porto Novo Horizonte.
No retorno à área urbana de Corumbá, a equipe atenderá os moradores das regiões do Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura. A chegada na cidade acontece no sábado, dia 08 de setembro. Na última edição realizada na região, em maio, a Prefeitura realizou mais de 1,6 mil atendimentos. 
O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais. Durante seis dias vai disponibilizar atendimentos médicos, odontológicos, fisioterápicos, sociais e educacionais. A ação é desenvolvida em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Educação, a Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Defesa Civil e Defensoria Pública Estadual.