Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito Nelson Trad Filho deu uma clara demonstração de que não pretende alterar em nada o ritmo de trabalho que vem mantendo desde a sua primeira gestão, iniciada em 2005. O auditório do Espaço de Formação Lúdio Martins da Secretaria Municipal de Educação ficou lotado com a presença de autoridades, lideranças comunitárias e convidados que acompanharam a assinatura de ordens de serviços, autorização para abertura de licitação e lançamento de obras que serão entregues à população campo-grandense. O montante global é de R$ 107 milhões e prevêem melhorias de reordenamento viário, educação, infraestrutura e espaços para prática de lazer.

Na avaliação do prefeito Nelson Trad Filho, a grande vitória da etapa final de sua administração é colocar em andamento as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “Iniciar o ano dando inicio as obras do PAC 2 é muito gratificante, pois foi muito trabalhoso dar andamento aos projetos. Sãos muitos detalhes, muitas adequações exigidas pelo governo federal, mas conseguimos. E neste início de ano, o melhor de tudo foi dar foco ao segmento social, começando com a inauguração do Centro de Educação Infantil (Ceinf) no Jardim das Hortências e assinatura para construção de mais 19 centros, além de 72 laboratórios de ciências e matemática em 63 escolas municipais e uma nova escola no residencial Oiti”, detalhou o chefe do Executivo Municipal.

Além das obras na área de educação, foram assinadas ordens de serviço para início de construção dos centros comunitários rurais de quatro assentamentos, construção de pontes de concreto armado no rio Anhanduí e Prosa, implantação de iluminação pública do projeto Reluz, construção de 482 unidades habitacionais no Córrego Bálsamo e drenagem e urbanização no Parque dos Laranjais e Jardim Paulista (no córrego Cabaças).

O vereador Cristóvão Silveira representou a Câmara dos Vereadores e destacou a sintonia com a administração pública, ao elencar as obras inauguradas ou em construção que são emendas dos vereadores. “É preciso ficar claro que estamos em sintonia com o Executivo Municipal e alertas com as necessidades da população. Por isto, alternamos pedidos de obras que atendam às necessidades estruturais e sociais da população”, ressaltou Silveira.

Já o superintendente estadual da Caixa Econômica Federal (CEF), Paulo Antunes de Siqueira fez questão de ressaltar que para este ano, o Estado já tem aprovados R$ 164 milhões em recursos do Governo Federal, sendo mais da metade, para Capital. “Este dinheiro será utilizado para construção de mais conjuntos habitacionais populares que atendam as famílias que mais necessitam, que possuem renda de até três salários mínimos. Eu parabenizo mais uma vez o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande pelo excelente trabalho que vem realizando. Podem contar com a parceria da Caixa para projetos como os que tem sido realizados”, reforçou o superintendente.

Representando a Assembléia Legislativa, o deputado estadual Márcio Fernandes ofereceu o apoio da casa ao prefeito Nelson Trad Filho, lembrando que a parceria com a administração municipal será reforçada por meio da liberação de verbas para conclusão das obras do Hospital do Trauma. “Quero reforçar com o prefeito o compromisso da Assembléia em apoiar a liberação dos recursos que serão utilizados nas obras do Hospital do Trauma. Ele pode contar com nosso apoio sempre”, declarou Fernandes.

Já o deputado federal Luiz Henrique Mandetta parabenizou a administração pública e ofereceu o apoio da Câmara Federal no sentido de levar as solicitações da Capital. “Quero parabenizar os meus colegas, as lideranças comunitárias presentes e dizer ao prefeito que ele tem todo nosso apoio em pleitear melhorias para Campo Grande”, reforçou o parlamentar.

Na opinião do senador Waldemir Moka, o prefeito Nelson Trad Filho está demonstrando, mais uma vez, a eficiência de sua administração ao lançar em sua segunda administração a primeira obra do PAC 2 e a prioridade dada ao foco social. “Um pacote de obras lançado com percentual de recursos próprios, com aprovação do Governo Federal no PAC 2 e dando prioridade aos ceinfs demonstram o legado de competência que um administrador pode deixar. Os primeiros três anos de vida de uma criança sãos os mais importantes de sua vida e atualmente a maioria passa dentro de um ceinf. Então, o prefeito Nelson Trad Filho será lembrado como o administrador que cuidou de uma geração”, avaliou o senador.

A governadora em exercício, Simone Tebet destacou a sinergia com as secretarias municipais nos momentos difíceis e também nos momentos de vitórias. “Sofremos juntos nos momentos difíceis e vibramos com os sucessos. Podemos dizer que o prefeito Nelson Trad Filho tem mostrado toda sua competência nestes dois mandatos. Na educação, por exemplo, temos orgulho em dizer que o piso salarial dos professores do ensino fundamental é um dos maiores do país e temos um dos menores números de evasão escolar e isso se reflete pela qualidade na educação e de infraestrutura e gestão escolar”, considerou a Simone Tebet.

Dentro do pacote lançado hoje, serão inauguradas as seguintes obras: Centro de Educação Infantil Micheli Regina Locatelli, no Jardim das Hortências II; drenagem e pavimentação asfáltica do corredor de transporte coletivo em 19 bairros; reordenamento viário do entorno do Shopping Campo Grande, revitalização das praças no bairro Tiradentes e Jardim Mansur; Escola Municipal Celina Martins Jallad (Residencial Oiti), nove academias ao ar livre, drenagem e pavimentação asfáltica.