Com a assinatura nesta sexta-feira (27), pelo prefeito Nelson Trad Filho, da ordem de serviço para a construção de oito Centros de Educação Infantil (Ceinf) e a abertura da licitação de outros 11, a Prefeitura de Campo Grande vai oferecer quatro mil novas vagas na educação infantil para crianças de quatro meses a cinco anos de idade. Atualmente, o município mantém 97 ceinfs abrigando 19 mil crianças. No total estão sendo investidos R$ 40 milhões, recursos obtidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), com contrapartida municipal de 10%, além da cessão da área. No dia 15 de fevereiro será inaugurado o Ceinf do Jardim das Hortências que recebeu o nome de Michelli Regina Locatelli. Cada centro de educação infantil tem capacidade para receber cerca de 200 crianças.

Quem aplaude a entrega deste centro de educação infantil é a comerciária Rose Rodrigues, moradora no Jardim das Hortências. “Hoje, tenho que deixar minha filha de três anos com uma vizinha. Espero conseguir uma vaga e assim ficar mais tranqüila enquanto trabalho”. “Em boa hora está sendo entregue este centro de educação infantil”, destaca Rose Gonçalves, que ano no passado não conseguiu vaga para seu filho no ceinf mais próximo, o do Conjunto Aero Rancho.

O inicio da construção de novos ceinfs é enaltecido também em outro extremo da cidade. “Esta obra vai dar tranqüilidade às mães, segurança e conforto aos seus filhos”, comemora dona Maria José da Costa, residente no Jardim Inapólis (localizado no distrito de Indubrasil). Ela mantém um projeto social na comunidade (a Casa da Sopa Vida Nova), que atende 150 crianças do bairro. Ela comemora a chegada do ceinf em nome das suas vizinhas e também porque abre a possibilidade de resolver um problema em família, onde deixar a neta Ana Clara de quatro anos, enquanto sua nora sai para o trabalho. “A creche atual fica na Manoel Secco Thomé, no distrito industrial. Fica a dois quilômetros de onde mora, além do risco de atravessar o trevo e uma rodovia movimentada, a BR-262.

A população do Residencial Betaville há muito tempo reivindica a construção de um centro de educação infantil para atender as mães que precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças. “Hoje, dependemos de sobrar vagas na escola do Santo Eugênio”, explica a moradora Marilia Ramos.

No bairro Nascente do Segredo o novo ceinf vai substituir a instalação provisória que abriga 150 crianças. “Já conseguimos o asfalto do bairro, a ampliação da escola e em boa hora vai ser construído o centro de educação infantil”, informa Jairo Correa, presidente da Associação de Moradores.

Os oito centros de educação infantil que o prefeito autorizou o início da construção vão beneficiar as comunidades do Loteamento Varandas do Campo, Jardim Noroeste, Moreninha IV, Residencial Betaville, Residencial Oiti, Vila Santa Emilia, Jardim Tijuca II e Jardim Vida Nova III.

Foram abertas licitações de 11 ceinfs que vão atender a demanda dos bairros Jardim Anache, Jardim Centenário, Jardim Inápolis, Jardim Moema, Nascente do Segredo, Oliveira III, Vila Popular, São Conrado, Vespasiano Martins, Vila Nasser e Zé Pereira.