Geral

Praça do Itanhangá recebe 5ª Ação Nacional Limpeza Ambiental

Plantio de mudas, utilização de produtos biodegradáveis na limpeza dos espaços, recolhimento de lixo e pintura caracterizam a atividade

Arquivo Publicado em 14/09/2012, às 11h47

None

Plantio de mudas, utilização de produtos biodegradáveis na limpeza dos espaços, recolhimento de lixo e pintura caracterizam a atividade

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (SEAC-MS), em parceria com empresas especializadas em limpeza profissional, realizam no sábado, dia 15 de setembro, a partir das 7h, a 5ª Ação Nacional Limpeza Ambiental. A iniciativa é da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac) e, pelo terceiro ano consecutivo, o local escolhido em Campo Grande é a Praça Lúdio Martins Coelho Filho, localizada no bairro Itanhangá.


Sob o tema “um dia de cidadania faz um mundo melhor”, toda a atividade envolverá mais de 100 pessoas nos trabalhos de organização e conservação que compreende limpeza da praça, retirada de lixo e pintura da pista de corrida. Empresas parceiras do SEAC-MS vão disponibilizar todo o maquinário e material necessários para garantir a qualidade da ação.


“Para o SEAC-MS é muito significativo poder contribuir com a Capital em uma atitude que vai beneficiar tanto a população quanto o meio ambiente. Por meio desta ação pretendemos congregar forças do setor terceirizado especializado em limpeza profissional para, além de promover o bem estar das pessoas que frequentam o local, chamar a atenção da população para a questão da sustentabilidade”, contribuiu o presidente do Sindicato, Daniel Amado Felício.


De acordo com a Febrac, quase dois terços de todo o lixo encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável em curto prazo, como canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, sacos plásticos. Esses materiais permanecem no meio ambiente por muitos anos, em razão de sua baixa biodegradabilidade.


“Utilizaremos produtos biodegradáveis na limpeza da praça para que o meio ambiente não seja prejudicado com os resíduos da ação. Também faremos o plantio de mudas de árvores em forma de compensação às impurezas lançadas ao ar durante a atividade. Como o nosso intuito é conscientizar a população sobre a importância da limpeza precisamos ser exemplo de que é possível manter limpas grandes áreas públicas sem danificar a natureza”, finalizou presidente do Sindicato.


Moradora do bairro Itanhangá, Diadema Gelatti Bortoly disse que a ação é muito esperada. “A praça é frequentada por cerca de 500 pessoas todos os dias, sejam crianças para lazer e apreciação dos peixinhos, ou de adultos para se exercitarem e utilizarem os aparelhos de ginastica disponíveis no local. A ação do SEAC-MS certamente contribuirá para a melhora do estado de conservação da área que possui três nascentes e é mantida por voluntários, demandando maior atenção da sociedade”, alertou Diadema.


Para a execução o SEAC-MS conta com os seguintes parceiros: Prefeitura Municipal de Campo Grande, Brasilcard, Fundação Manoel de Barros, Águas Por do Sol, Curso de Fisioterapia da Faculdade Estácio de Sá, Maxbrio Produtos de Limpeza, Associação de Moradores do Bairro Itanhangá, República Universitária Camisetas e Uniformes e as empresas de limpeza profissional Brilhar, Funcional, Guatós, LF, Limperfect, Luger, MoRHena e Total.


A Ação – Promovida pelo SEAC-MS, a 5ª Ação Nacional de Limpeza de Áreas Verdes, é uma iniciativa da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), e será realizada em todas as capitais brasileiras. A mobilização pretende agregar mais de mil empregados e empresários prestadores de serviços especializados terceirizados, num esforço de conscientização ambiental em todo País.

Jornal Midiamax