Geral

Povo Ofaié Xavante é homenageado em carimbo dos Correios

Os Correios lançam nesta sexta-feira (20), o Carimbo Comemorativo em homenagem ao Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante. O evento acontece às 10h na Câmara de Vereadores de Nova Andradina, município localizado a 297 km de Campo Grande, onde foi instituída a data. Para o lançamento estarão presentes os representantes indígenas Ofaié cacique José de […]

Arquivo Publicado em 19/04/2012, às 17h11

None

Os Correios lançam nesta sexta-feira (20), o Carimbo Comemorativo em homenagem ao Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante. O evento acontece às 10h na Câmara de Vereadores de Nova Andradina, município localizado a 297 km de Campo Grande, onde foi instituída a data.


Para o lançamento estarão presentes os representantes indígenas Ofaié cacique José de Souza Kói; Ataíde Francisco Xehitâ-há, da associação indígena; Silvano de Moraes Hâgu-Tahâk, professor da escola Ofaié E-Iniecheki e o professor, historiador e biógrafo Ofaié Carlos Alberto Dutra, que pesquisa a trajetória da etnia desde 1986.


O Carimbo


De formato circular, o carimbo traz ao centro a imagem de um índio ofaié, circundado pelos dizeres Dia Municipal do Povo Ofaié Xavante – Correios – Nova Andradina/MS – 20 de abril de 2012.


O Carimbo assinala o reconhecimento da presença dos Ofaié Xavante, nação de hábitos de coleta e caça, que sempre habitou a margem direita do rio Paraná, fixando suas aldeias originais nos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Bataguassu e Brasilândia.

Jornal Midiamax