Possível líder de facção no MS foi transferido para presídio de Dourados
Tio Arantes já cumpriu pena no Presídio Federal de Catanduvas, retornou para MS, ganhou direito ao semi-aberto e depois foi preso em operação do Gaeco.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tio Arantes já cumpriu pena no Presídio Federal de Catanduvas, retornou para MS, ganhou direito ao semi-aberto e depois foi preso em operação do Gaeco.
José Claudio Arantes, o Tio Arantes, que é apontado como líder da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso do Sul, foi transferido no último dia 20 do presídio Jair Ferreira de Carvalho (máxima) da Capital para o presídio Harry Amorim Costa, em Dourados. A operação foi sigilosa.
Tio Arantes era preso de Mato Grosso do Sul, mas com a rebelião de maio de 2006 foi transferido para o presídio Federal de Catanduvas. Ele foi denunciado em fevereiro do mesmo ano pela morte de Fernando Aparecido do Nascimento Eloy, decapitado no presídio de Segurança Máxima durante rebelião no dia 14 de maio.
Depois de ficar um período em Catanduvas, Tio Arantes retornou para MS, ganhou o direito ao semi-aberto, quebrou o regime e em maio de 2010 foi preso em uma operação do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). No dia 20 de novembro foi transferido para Dourados.
José Claudio é considerado pelas autoridades ligadas ao setor de segurança como de alta periculosidade, inclusive é apontado no envolvimento na morte do advogado Willian Macksoud. De acordo com a denúncia oferecida à Justiça o crime foi motivado pelo fato de a vítima ter sido paga para transferir um detento, integrante do PCC, para Campo Grande, e não conseguiu fazê-lo, razão pela qual teria que devolver os honorários. Como o advogado reembolsou somente parte do dinheiro, a facção criminosa determinou o seu assassinato.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Semed abre concurso para remanejamento externo de professores em Campo Grande
O concurso é destinado aos professores lotados em unidades escolares da Reme
Hospital Universitário conclui primeira etapa de reformas com abertura de 25 novos leitos
Inserido no Novo Pac, unidade deve receber R$ 4 milhões em investimentos
Champions League: Real Madrid volta a vencer, PSG respira e Liverpool segue 100%
Sexta rodada que começou nesta terça-feira (10) confirmou favoritismo dos grandes
Funsau publica compra de R$ 667 mil em medicamentos controlados para o HRMS
O prazo de vigência do contrato é de 12 meses
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.