A Portuguesa cumpriu o objetivo proposto para o Campeonato Brasileiro e conseguiu se segurar na primeira divisão nacional para 2013. Precisando de apenas um ponto em casa para se manter na elite, o time rubro-verde segurou um empate por 0 a 0 com a Portuguesa e se livrou do rebaixamento – o Sport, que perdeu para o Náutico por 1 a 0, acabou sendo o último dos quatro rebaixados.

Depois de terminar o Brasileiro na 16ª posição (a última antes da zona de rebaixamento), com 45 pontos, a Portuguesa se prepara para um ano atípico em 2013. A equipe do Canindé inicia a próxima temporada disputando a Série A-2 do Campeonato Paulista, equivalente à segunda divisão. Os rubro-verdes tiveram uma péssima campanha no Estadual de 2012 e terminaram rebaixados.

Já a Ponte Preta, semifinalista do Paulista de 2012 e que havia entrado em campo neste domingo já garantida na primeira divisão do Brasileiro do ano que vem, terminou o campeonato na 14ª colocação. O time, que perdeu o treinador Gilson Kleina para o Palmeiras já no segundo turno, fechou a campanha com 48 pontos.

Um fator curioso marcou o encerramento da partida. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro correu em direção à linha lateral do gramado e entregou a bola e o apito ao auxiliar Roberto Braatz. Coube ao bandeirinha dar o apito final no Canindé e ser aplaudido pela equipe de arbitragem – mas não pela torcida no Canindé.