O Dia Mundial do Hanseniano será comemorado no último domingo deste mês, dia 29. Para celebrar esta data, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando nesta semana orientações sobre esta doença na ESF (Estratégia de Saúde da Família) I e II e na UBS (Unidade Básica de Saúde), em Brasilândia, município localizado a 399 Km de Campo Grande.

As atividades ocorrerão no decorrer do dia, enquanto os pacientes aguardam para serem atendidos, eles receberão orientações de enfermeiros sobre a doença e as formas de tratamento. No ano passado,  foram tratados seis casos de Hanseníase no município. De acordo com a assessoria da prefeitura, todos os pacientes receberam tratamento gratuito pelo Sistema Público de Saúde.

Hanseníase

É uma doença infecciosa, transmissível e curável, que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, ou seja, extremidades do corpo. Manchas dormentes na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas; nódulos (caroços) e inchaços no rosto e nas orelhas ou dormência nas mãos são alguns sintomas da doença.

O diagnóstico precoce colabora com os resultados do tratamento. O tratamento é grátis e está disponível para toda a população nos Postos de Saúde de Brasilândia.