Geral

População é convocada a participar do Fórum Municipal de Lixo e Cidadania

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) convida a população de Campo Grande para participar no dia 8 de março, a partir das 14h, no Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês do evento de constituição do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), mais uma ação no que se refere à correta […]

Arquivo Publicado em 02/03/2012, às 18h30

None

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) convida a população de Campo Grande para participar no dia 8 de março, a partir das 14h, no Centro de Educação Ambiental – CEA Polonês do evento de constituição do Fórum Municipal Lixo e Cidadania (FMLC), mais uma ação no que se refere à correta destinação dos resíduos gerados no município.


O Fórum será um espaço democrático, onde serão realizados debates, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização para a adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos urbanos de Campo Grande.


O FMLC segue as diretrizes do Fórum Nacional Lixo e Cidadania criado por iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A intenção do Fórum é ser um local de articulação composto por pessoas e instituições que planejam e desenvolvem ações para: • Erradicar o trabalho de crianças e adolescentes com o lixo;


• Mudança nos atuais padrões de consumo, defendendo e incentivando o consumo consciente, base para construção de sociedades sustentáveis;


• Coleta seletiva dos resíduos sólidos, a reutilização e a reciclagem destes resíduos e a sua correta destinação;


• Reconhecer a importância dos catadores e de todos aqueles que trabalham com materiais recicláveis, sendo eles, participantes ativos de todo o processo de gestão dos resíduos sólidos e da sua comercialização e considerados como importantes agentes ambientais.


“Esta oportunidade criada pelo Fórum incentiva a articulação de ações e instituições para a gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos, por meio de um espaço exclusivo e permanente.


Todo cidadão envolvido na cadeia de produção de resíduos poderá participar efetivamente deste espaço.”, explica Marcos Cristaldo, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.


A iniciativa de implementação do Fórum em Campo Grande partiu da educadora ambiental do Centro de Educação Ambiental CEA Polonês, Mara Calvis, “O FMLC é um espaço plural e democrático composto por pessoas, entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada envolvidos direta ou indiretamente com a gestão dos resíduos”, esclarece.


Nas perspectivas de debate e ações a serem abordadas pelo FMLC estão assuntos como reconhecimento à importância dos catadores e a sua inclusão social, erradicação do trabalho infantil nos aterros, educação e a reciclagem de resíduos.


Serviço


O cidadão ou instituição que deseja mais informações sobre o Fórum poderá entrar em contato através do email [email protected] ou pelo telefone 3314-3294.

Jornal Midiamax