A Defensoria Pública de , localizada a 340 quilômetros de Campo Grande, encaminhou 350 pedidos para emissão da primeira via da Carteira de Identidade aos cidadãos hipossuficientes.

O Defensor Público e coordenador da 8ª Regional de Ponta Porã, Pedro Paulo Gasparini, explica que a comarca abrange os municípios de Antônio João, Aral Moreira e Laguna Carapã, além dos distritos de Cabeceira do Apa e Sanga Puitã.

“O Censu do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 apontou uma população de aproximadamente 102 mil pessoas na região. A procura pela primeira via do RG é muito grande e também um direito de todo cidadão”, afirmou o coordenador.

Nos meses de agosto e setembro foram enviados 292 ofícios para o Instituto de Identificação dos quatro municípios que fazem parte da comarca, para que os assistidos pudessem ter acesso ao documento.

“Em outubro chegamos a 350 pedidos formalizados, apenas nessa quinta-feira (25) foram 22 ofícios enviados”, explicou o Defensor Público.

A empregada doméstica Cristiane Mariano de Oliveira, de 40 anos, procurou a Defensoria Pública para conseguir realizar um sonho dos filhos, de 13 e 11 anos de idade. “Eles pediram para fazer a identidade. Os dois querem participar de algumas atividades na escola, mas precisa ter o RG. Agora que não paga mais a taxa para a primeira via eu resolvi pedir a ajuda da Defensoria para fazer”, explicou.